Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear)

Ir para baixo

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Empty Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear)

Mensagem por Thear Qua 28 Out 2020, 18:15

Acabei me demorando bastante para finalmente postar esse tópico. Parte disso foi o processo de seleção, que foi um pouco demorado, mas a maior parte foi minha própria típica procrastinação.

Eu vou dividir esse tópico em duas partes. Primeiro um breve texto sobre o processo de seleção e como eu prefiro criar um "Top", e o segundo é o Top 25 em si. Sintam-se livres para pular direto para o Top 25.

Índice com cada semana de curtas.

O Processo

Eu sempre gostei de "Tops". Especialmente quando são abertamente pessoais e não tentam reivindicar nenhum tipo de parâmetro objetivo de qualidade. Contanto que a pessoa tenha uma experiência mais que superficial com seja qual for o tema do Top, é sempre um tanto fascinante conhecer a perspectiva de alguém sobre o que há de melhor em tal tema, como é uma boa forma de tomar conhecimento de vários dos itens do Top, de certa forma é uma super lista de recomendações.

Uma dificuldade que me surgiu logo no começo de processo de seleção foi: como ser justo com 365 curtas? Como não dar vantagem aos que vi mais recentemente, e ainda tenho memórias frescas? Como não dar vantagem a alguns que vi faz muito tempo e já não lembro bem, mas minha memoria os embelezou para mim? Como não eliminar cedo demais do processo alguns curtas que mais tarde mereciam alguma posição mais pro final da lista? A solução foi fazer cortes por etapas.

- 1ª etapa: Remover 2 curtas de cada semana. Uma maneira rápida de descartar a maioria dos piores curtas. Em poucas das 52 semanas houve dificuldade em selecionar os dois piores. Assim consegui encolher a lista de 365 para 261 sem o menor risco de eliminar um curta que merecesse chegar longe no processo.

- 2ª etapa: Eu agrupei as semanas em 12 meses, e em cada mês eu selecionei o pior curta, e o descartei, e continuei repetindo isso até restarem 15 em cada mês. Foram 5 removidos em Janeiro, Fevereiro, Março, Maio, Junho, Agosto, Outubro e Novembro. Foram removidos 10 em Abril, Julho e Setembro. Foram removidos 11 em Dezembro. Na prática assim eu fiz um corte ainda bastante gentil a todos os meses, mas dessa vez já forçando cada curta a se sobressair contra 5-11 outros. Já que eu só tinha que achar os 5-11 piores de cada mês, eu não tinha que rankear o mês inteiro do melhor para o pior, o que poupava tempo. Ao final dessa etapa 180 curtas restavam.

- 3ª etapa: Ao longo do ano as fontes de onde tirávamos os curtas foram mudando. Inicialmente usamos indicados a Oscar, mas depois começamos a usar festivais específicos de animação ou mostras de curtas diversas. É de se esperar que houvesse algum desiquilíbrio de qualidade entre essas fontes, então nessa etapa eu comecei a misturar partes distantes do ano. O grupo remanescente de cada mês foi combinado com o mês meio ano distante. Janeiro com Julho, Fevereiro com Agosto, Junho com Dezembro, etc. Nessa etapa eu tive que fazer um corte mais agressivo (15 de 30) para não ser obrigado a fazer um super agressivo na quarta etapa, quando seria bem mais difícil. Ao final dessa etapa 90 curtas restavam.

- 4ª etapa: Nesse ponto eu já precisava de comparações mais precisas para evitar cortes prematuros, então usei o Challonge, um site gerador de torneios, para poder comparar os curtas de maneira mais organizada. Eu separei os 6 grupos remanescentes em 3 grupos de 30, e usei um torneio suíço em cada grupo para encontrar os 15 piores sem ter que comparar 1 por 1. Ainda assim podem ter ocorrido 2 ou 3 eliminações prematuras, mas qualquer curta que tenha passado por isso nessa altura do Processo não teria chance de ficar no Top 25, na pratica. Ao final ainda selecionei mais 5 curtas entre as 3 listas para remover, assim reduzindo o total de curtas a 40.

- 5ª etapa: Por fim, fiz a tão demorada comparação 1 por 1. Usei novamente o Challonge, dessa vez usando um torneio de pontos corridos. Cada curta foi comparado diretamente com os outros 39 e eu decidi qual era o melhor em cada comparação. Uma comparação 1 por 1 é muito mais fácil de lidar que tentar fazer um top 25 de uma vez, pois diminui a chance de cansaço ou outros pensamentos secundários gerando injustiças. No fim eu pude criar uma lista exata do 1º ao 40º lugar assim, mas obviamente um Top 40 seria grande demais, e eliminar os últimos 15 ajudava a limpar qualquer injustiça remanescente de uma eliminação prematura. Alem disso, eu tenho 25 anos de idade, e eu gosto da ideia de criar tops com tamanho relativa a minha idade, assim teoricamente alinhando o tamanho do Top com o tamanho de minha bagagem cultural. Se eu fizer um novo Top de curtas aos 40 anos, ele terá 40 anos, e fará sentido, já que provavelmente terei assistido muito mais curtas de animação.

Eu acabei fazendo esse processo de seleção tão minucioso porque sou muito metódico mesmo, e gosto de tentar eliminar vieses cognitivos desses processos... e também porque acho divertido ser metódico. Anyway, sem mais delongas:


Top 25 Melhores Curtas do Desafio de 365:

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Dcdaa910




25º: The Gloaming (2015)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Gloami10
Dirigido por noBrain.

Aviso: Contem nudez e conteúdo sexual/violento.
Um curta incrível e chocante, sobre um homem que cria um planeta com vida, e se frustra com os rumos que os habitantes desse mundo tomam.

Originalmente visto na Semana 46.

Assista ao curta aqui.






24º: My Grandmother Ironed The King's Shirts (1999)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) King10
Dirigido por Torill Kove.


Uma dessas historias de família, contada pelos mais velhos para os mais novos, criando um "legado" de causos para as novas gerações.


Originalmente visto na Semana 26.

Adoro essa narração, e o visual é tão simpático.
Assista ao curta aqui.



23º: Bob's Birthday (1994)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Bbirth10
Dirigido por David Fine e Alison Snowden.


Um humor clássico, meio batido talvez, mas muito bem executado.

Uma cena que pareceria típica em qualquer comédia, acho, mas ainda assim é ótima.

Originalmente visto na semana 35.

Assista ao curta aqui.





22º: Catherine (2017)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Cath10
Dirigido por Britt Raes.


Um monte de fofice temperada com humor negro.

Originalmente visto na semana 45.

Assista ao curta aqui.




21º: Madame Tutli-Putli (2007)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Madame10
Dirigido por Chris Lavis e Maciek Szczerbowski.


Uma viagem sinistra de trem, com um estilo de arte que acerta muito bem nas expressões faciais e nos olhos.

Originalmente visto na semana 9.

Assista ao curta aqui.






20º: Nyuszi és Oz (2013)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Bunny10
Dirigido por Péter Vácz.


Uma estória simpática sobre dois amigos, que brinca com os conflitos entre o mundo 2D e o 3D.

Originalmente visto na semana 35.

Assista ao curta aqui.






19º: Keith Reynolds can't make it tonight(2008)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Keith10
Dirigido por Felix Massie.


Pura fúria de um empregado contra seu local de trabalho, numa animação com stick figures. Muito satisfatório de assistir.

Originalmente visto na semana 12.

Assista ao curta aqui.






18º: Best Friend(2019)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Friend10
Dirigido por Nicholas Olivieri, Shen Yi, Juliana De Lucca, Varun Nair e David Feliu.


Um pouco de ficção cientifica distopica sobre amizades artificiais, bem perturbador. "Muito Black Mirror".

Originalmente visto na semana 40.

Assista ao curta aqui.






17º: 7596 Frames(2012)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Frames10
Dirigido por Martin Georgiev.


"Maneiro" é a palavra.

Originalmente visto na semana 14.

Assista ao curta aqui.





16º: The Eye of the Storm (2016)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Eye10
Dirigido por Masanobu Hiraoka.


Animação extremamente fluida, com cores simples. Não sei dizer bem se é pra ter um significado e qual é. Até da pra imaginar um ou outro, mas é outro curto que ganha uma posição nesse Top simplesmente pelo audiovisual.

Originalmente visto na semana 43.

Assista ao curta aqui.




15º: Girl(2015)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Girl10
Dirigido por Hibiki Yoshizaki

Aviso: conteúdo sexual.
Outro espetáculo audiovisual, mas esse também carregado de significado. Essencialmente um clipe musical.

Originalmente visto na semana 38.

Assista ao curta aqui.





14º: Sob o Véu da Vida Oceânica (2017)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Ocean10
Dirigido por Quico Meirelles.

Uma paródia de documentário, bastante engraçada. É um curta brasileiro, com boa dublagem.

Originalmente visto na semana 27.

Assista ao curta aqui.





13º: Happiness (2017)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Happin10
Dirigido por Steve Cutts.

Um wimmelbilder animado, com uma boa dose de comentário social.

Originalmente visto na semana 27.

Assista ao curta aqui.



12º: Requiem For Romance (2012)


Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Requie10
Dirigido por Jonathan Ng.

O melhor exemplo do conceito de combate numa estória sendo utilizado como paralelo a um dialogo entre os personagens.

Originalmente visto na semana 25

Assista ao curta aqui.





11º: Supervenus (2014)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Venus10
Dirigido por Frédéric Doazan.

Aviso: Conteúdo grotesco envolvendo sangue, queimaduras, desmembramento, etc. Num estilo de arte não especialmente realista, no entanto.

Critica social foda, de fato. Sobre a indústria da beleza.

Originalmente visto na semana semana 49

Assista ao curta aqui.






10º: Ohayo(2008)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Ohayo10
Dirigido por Satoshi Kon.

Extremamente curta e eficiente demonstração de como nós frequentemente nos sentimos logo após acordar.

Originalmente visto na semana 50.

Assista ao curta aqui.





9º: Paths of Hate (2010)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Poh10
Dirigido por Damian Nenow.

Tão, tão intenso.

Originalmente visto na semana 29

Assista ao curta aqui.





8º: Double King (2017)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Double10
Dirigido por Felix Colgrave.

Um dos curtas que inspirou o Desafio de 365 Curtas. Uma apresentação criativa do vício no poder.

Originalmente visto na semana 47

Assista ao curta aqui.






7º: Marilyn Myller(2013)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Marily10
Dirigido por Mikey Please.

Bastante impressionante, com um bom twist. Começa fascinante, e se revela muito melhor ao se revelar outra coisa.

Originalmente visto na semana 22.

Assista ao curta aqui.





6º: El Empleo(2008)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Empleo10
Dirigido por Santiago Grasso e Patricio Plaza.

Outro dos curtas que motivou esse desafio. Tem uma crítica que muitos considerariam obvia sobre a sociedade, mas é uma crítica essencial, que motiva a visão de mundo e orientação politica de muitos. E é muito bem executada.

Originalmente visto na semana 24.

Assista ao curta aqui.





5º: Tsumiki no Ie (2008)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Mv5bod10
Dirigido por Kato Kunio.

Outro dos curtas que inspiraram o desafio. Eu vi ele no "Desafio de 60 Animes" também. É um daqueles curtas que relembra toda a vida de um personagem, sempre muito emocionante. Geralmente esses curtas me deixam meio deprimido, mas ele é tão bom que não posso deixar de recompensar com uma posição bem alta na lista.

Originalmente visto na semana 21


Assista ao curta aqui.






4º: Me and My Moulton (2014)
Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Dcdaa910
Dirigido por Torill Kove.

Uma narração autobiografia bastante agradável. Leve e bonita. A Torill Kove fez outros curtas assim, como o numero 24 nessa lista. Todos valem a pena, mas esse é o melhor.

Originalmente visto na semana 7.

Assista ao curta aqui.






3º: Me!Me!Me! (2014)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Mememe10
Dirigido por Hibiki Yoshikazi.

Atenção: Contem nudez e conteúdo sexual.
Esse curta é bem famoso, viralizou na época que foi lançado. Assistam sem contexto primeiro, por favor. Depois de pensar um pouco, procurem o contexto, e talvez assistam de novo.

É essencialmente um clipe musical, com audiovisual espetacular. O 15º lugar nessa lista foi lançado posteriormente, e é relacionado a esse curta.

Originalmente visto na semana 29.

Assista ao curta aqui.





2º: Ryan(2004)

Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Ryan10
Dirigido por Chris Landreth.

Esse curta é meio triste, perturbador. Se preparem.

O diretor usa modelagem 3D e animação para retratar as emoções e estado psicológico dos personagens como se fossem características físicas. Ele faz isso em diversos outros curtas, mas esse é o melhor. O personagem entrevistado no curta é uma pessoa real, o que torna o efeito da coisa toda muito mais profundo.

Originalmente visto na semana 12.

Assista ao curta aqui.






1º: World of Tomorrow (2015)
Os 25 Melhores Curtas Animados (na opinião de Thear) Worldo10
Dirigido por Don Hertzfeldt.

Finalmente, o número 1. A estória desse curta foi criada com base no áudio gravado sem roteiro de uma criança de 4 anos. Vi vários curtas desse tipo no desafio, mas nenhum tão bom. Apresenta uma ficção cientifica realmente fascinante.

Originalmente visto na semana 5.

O copyright desse curta é muito agressivo, e desde que ele foi visto originalmente no desafio, se tornou muito mais difícil achar o vídeo online. Vocês podem baixa-lo aqui, é a única forma que o encontrei. E com legendas em português, ainda!.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos