Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (12)

Ir para baixo

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (12) Empty Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (12)

Mensagem por Tarin Qua 27 Mar 2019, 00:25

Mais sete curtas! Destaque da semana é definitivamente Ryan. É um curta em formato vago de documentário que conta a história de um animador(que fez outro curta na lista dessa semana!). Alem de ser interessante de um jeito meta ver um curta sobre um animador depois de ver tantos curtas, Ryan é uma obra artística muito marcante em seu próprio mérito. É autêntica, complexa, desconfortável.
Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (12) Ryan10

Índice com as semanas anteriores.

Walking(1968)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (12) Walkin10
Dirigido por Ryan Larking, indicado ao Oscar de melhor curta de animação em 1970.

Esse aqui mostra várias cenas de pessoas andando. As pessoas mostradas são todas bem diferentes, com jeitos e movimentos diferentes tambem. Elas são mostradas de vários ângulos e perspectivas.

Embora simples, dá pra ver que é um curta que teve muito esforço e observação por trás da criação. As pessoas parecem realmente realistas, o que permite que nós possamos, assistindo ao curta, ter a curiosidade despertada sobre quais são as histórias por trás de cada uma. Alem disso, a música é ótima, elevou bastante o curta pra mim.
Assista ao curta aqui.


Mike's New Car(2002)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (12) Mike10
Dirigido por Pete Docter and Roger L. Gould, indicado ao Oscar de melhor curta de animação em 2002.

Um curta sobre os monstros do Monsters INC tendo dificuldades com o novo carro que um deles comprou. Eu não lembro bem da história, mas gostei de Monsters INC quando vi. Porem, sempre achei os dois monstros principais meio sem graça. O clássico dueto do nervosinho e do bobão. Esse aqui foi incluido junto com o lançamento em DVD do filme original.
Assista ao curta aqui.


Keith Reynolds can't make it tonight(2008)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (12) Keith10
Dirigido por Felix Massie.

Uma narração de 5 minutos de um dia particularmente importante na vida de um agente financeiro de baixo calão. O humor desse é divertido, achei. Normalmente gosto de humor seco. A animação é muito bem feita, e o uso de "stick figures" contribui com o efeito de absurdidade cotidiana que o curta passa. Eu gostei do curta ter colocado uma cena reconhecendo o limpador de janela que caiu depois que a Sarah jogou café nele.
Assista ao curta aqui.



Badgered(2005)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (12) Badger10
Dirigido por Sharon Colman, indicado ao Oscar de melhor curta de animação em 2006.

Ok, esse aqui tomou um rumo um pouquinho inesperado no meio? Ahaha! Acho que depois de ter visto tantos curtas, já tinha uma certa expectativa de como esse aqui seria depois de ver o começo, algo como "animais fazendo coisas comuns de animais". E embora o curta seja isso, a parte dos mísseis torna ele um pouco diferente. Ele não chega realmente a perder o tom leve, mas me passa a impressão de querer fazer uma crítica ambiental, ou possivelmente política...
Assista ao curta aqui.


Una Lagrima Furtiva(2012)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (12) Lagrim10
Dirigido por Carlo Vogele.

Um curta musical mostrando a experiência dolorosa de um peixe sendo levado do supermercado até a panela. Ele definitivamente tem um tom bem cômico, com o exagero da opera no fundo sendo sobreposto à uma experiência normalmente vista como banal. Esse aqui com certeza ou foi alguma propaganda contra a crueldade aos animais, ou foi atacado por grupos de proteção aos animais, lol! A música pra mim é bem agradável, me dá vontade de ouvir mais opera.
Assista ao curta aqui.


A Morning Stroll(2011)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (12) Mornin10
Dirigido por Grant Orchard, indicado ao Oscar de melhor curta de animação em 2012.

Uma história simples repetida em três intervalos de tempo avançando cinquenta anos. Gostei de como parece que história foi reconstruída do zero cada vez, e os autores pensaram em como que aqueles eventos se desenrolariam em com cada um dos períodos. A história em si é super simples, mas justamente por isso se adequou bem. Isso aqui me parece até com algum experimento de escrita, do tipo que teria em alguma aula de narrativa ou algo assim, ahaha!
Assista ao curta aqui.


Ryan(2004)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (12) Ryan10
Dirigido por Chris Landreth, vencedor do Oscar de melhor curta de animação em 2004.

Então. Lembram do Walking, alguns curtas acima? Esse curta aqui é... Meio que um documentário sobre o animador daquele curta. Ele usa um estilo artístico que foi descrito como "psicorealismo", que retrata visualmente as emoções que os personagens estão sentindo. Mas as emoções que os personagens sentem são bem perturbadoras, e os visuais tambem são, por consequencia.

A história do Ryan Larking é bem depressiva. Depois de ter feito sucesso com alguns curtas no final dos anos 60, como Walking, ele teve dificuldade em se adaptar às pressões do seu sucesso e acabou se viciando em cocaína e álcool. Não conseguindo mais se manter com o trabalho de animação, foi parar num abrigo pra moradores de rua, passando os dias pedindo esmolas e vagando pela cidade.

O diretor do curta, Chris Landreth, descobriu a história do Ryan e foi encontrá-lo,fazendo algumas entrevistas com ele. Essas entrevistas são a essência desse curta, e uma boa parte dele consiste de uma interpretação animada das conversas entre os dois. Porem, o Chris adicionou um pouco da sua própria história na narrativa, usando o estilo visual para tambem se retratar como uma pessoa quebrada de algumas formas, e fazendo um paralelo da história do Ryan com a história de sua falecida mãe, que tambem sucumbiu ao alcoolismo.

Esse curta é bem cru, bem visceral, e realmente parece ser uma obra retratando emoções autênticas e difíceis de lidar das pessoas envolvidas. Alem de ter causado um impato real e grande na vida dos envolvidos. Após o seu lançamento, trouxe atenção do público de volta ao Ryan, e permitiu que ele voltasse a trabalhar como animador por um curto período de tempo antes de morrer de câncer em 2007.
Assista ao curta aqui.
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos