Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campanha Marvel - Guerra Secreta (2004)

2 participantes

Ir para baixo

Campanha Marvel - Guerra Secreta (2004) Empty Campanha Marvel - Guerra Secreta (2004)

Mensagem por Thear Dom 20 maio 2018, 03:12

Campanha Marvel - Guerra Secreta (2004) Secret-war-2-alt-final

Nessa segunda semana da #CampanhaMarvel aqui na A0, nós lemos "Guerra Secreta", de 2004. Não confundir com as 3 ou 4 sagas diferentes que a Marvel tem chamadas "Guerras Secretas".

É uma minissérie de 5 capítulos que a princípio parece focar em eventos bem localizados, mas ao final foi bem impactante no papel da Shield e do Nick Fury no Universo 616.

Sagas anteriores:
- A Queda


Sagas seguintes:
- Dinastia M
- Aniquilação
- Guerra Civil
- Hulk Contra o Mundo
- Aniquilação: Conquista
- Complexo de Messias
Invasão Secreta


Última edição por Thear em Seg 16 Jul 2018, 01:48, editado 9 vez(es)
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Campanha Marvel - Guerra Secreta (2004) Empty Re: Campanha Marvel - Guerra Secreta (2004)

Mensagem por Thear Dom 20 maio 2018, 03:32

Ok, agora minhas opiniões pessoais. Com Spoilers.


Começando pelo capitulo 1, a arte me passou uma péssima impressão. Parece que tudo foi desenhado separadamente e depois colado nos quadros, e que certos desenhos foram reutilizados varias vezes. O estilo realista e sombrio reforçou minha impressão de que a comic estava tentando ser "adulta e séria" de maneira bem... adolescente (como os filmes da DC).

Tem uma cena de um agente da Shield torturando um criminoso, e eu detesto ver essas coisas em ficção que se passe no mundo contemporâneo. Não por algum moralismo ou sensibilidade, mas porque, segundo trocentas pesquisas sobre o assunto, tortura é um péssimo método de interrogação... E roteiristas parecem adorar usar, pra fazer os heróis parecerem mais "durões" ou algo assim... E desse modo acabam passando a ideia errada para a população. As pessoas estão tão acostumadas a ver tortura funcionando em filmes que pensam que é realmente tão eficiente assim.
Pra completar, em algum momento Nick Fury começou a repetir a palavra "terrorista". Ele viria a usa-la várias vezes durante essa saga. Não vejo porque. Terrorismo é um tipo bem específico de crime, um estado estrangeiro provendo armas a ladrões de banco e coisas do tipo com certeza não se encaixa.

No Capitulo 2 tempos o bom e velho Logan, o Wolverine. Sendo um babaca logo na primeira aparição. Ta certo que essa estória fez questão de ser "edgy" sempre que possível, mas o Wolverine tende a ser um babaca frequentemente e não entendo como ele é tão popular. Também podemos ver o Steve Rogers em roupas civis lendo uma National Geographic... o que meio que adiciona à sensação de que a saga esta tentando muito ser uma graphic novel séria e adulta. Fora isso, nada acontece nesse capitulo.

No Capitulo 3 temos a primeira ação de verdade. Demolidor e Homem-Aranha contra... Incinerador e Cascavel? Ok... Mas foi surpreendentemente boa, apesar de curta e simples. Não muito depois teve um quadro em que funcionários de um hospital fofocavam sobre a presença do Capitão América no prédio e... pareceu tão real e espontâneo, como uma foto tirada sem avisar os envolvidos. Estou começando a gostar da arte da coisa. Termina com um grande ataque de vilões de terceira ou quarta categoria... Até que é um pouco empolgante.

No 4, temos o Qu4rteto Fantástico. É interessante vê-los como personagens importantes. Hoje em dia eles são super secundários no 616, apesar de que talvez estejam pra voltar ao foco. Ao final, os vilões de baixo nível são usados por uma vilã mais formidável para aumentar radicalmente o nível da ameaça da situação. Curti.

Já no Capitulo 5, o ultimo, eu cansei de ver todos os vilões e soldados latverianos serem retratados de maneira quase não-humana. Eles sempre são feios e fazem caretas risonhas maléficas. Me parece uma tentativa infantil de fazer os inimigos parecerem "maus" e assim tornar menos obvio o fato de que Nick Fury claramente é o vilão principal dessa trama.
Nick Fury foi um grande babaca, deu uma de Frank Castle. Eu detesto como os demais heróis da Marvel não se dão ao trabalho de perseguir esses criminosos que se pensam heróis.
Ao final do capitulo tem mais daquelas paginas de dialogo transcrito que seriam teoricamente registros da Shield sobre conversas relacionadas aos eventos dessa HQ. Todos os 5 capítulos tiveram. Nem acredito que me dei ao trabalho de ler, pois no geral são horríveis, e uma maneira bem preguiçosa de expor mais detalhes da trama.


No geral, Guerra Secreta é bem ruinzinho, e me cansou o discursinho raivoso e infantil do Nick Fury sobre "é assim que eles aprendem".
Depois que me acostumei, acabei gostando bastante da arte, mesmo tendo rejeitado no começo. Mas isso ainda não salva a trama excessivamente "adolescente tentando soar adulto".
Essa saga teve importância pois removeu Nick Fury da direção da Shield, e Maria Hill foi posta no lugar. Hill é uma personagem com bem mais potencial, pena que isso nunca é utilizado. Fury, no entanto, é sem graça e meio genérico, então é bom vê-lo perder espaço nos holofotes do 616.

Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Campanha Marvel - Guerra Secreta (2004) Empty Re: Campanha Marvel - Guerra Secreta (2004)

Mensagem por Tomate Qui 12 Jul 2018, 17:32


A cena de tortura foi bem patética, na verdade. E tem outras partes do primeiro capítulo que eu precisei de muita coragem para passar. E sobre o assunto "terrorista", deve-se ao fato de que o atentado de 2001 tinha acabado de acontecer e essa palavra estava em moda e, como o business não pode parar, usava-se com frequência e para justificar qualquer coisa sobre a pátria americana.

Eu gosto muito quando mostram os heróis sendo civis e interagindo entre eles como civis comuns. As fantasias tiram muito a humanização da maioria deles e não os fazem ser palpáveis, é como se estivessem preparados para qualquer perigo a qualquer momento e não fossem apenas roupas que dá para se colocar em segundos como bombeiros fazem (tirando isso, é como você disse: Logan sendo o Logan.).

A primeira briga é realmente boa, principalmente porque Demolidor e Aranha fazem uma excelente dupla, um por ser mais paciente e quieto e o outro por ser o oposto disso. Gostei da arte nesse capítulo, como Demolidor e Aranha tiveram a sensação de movimentos muito bem captadas.

Ok, a saga termina em uma grande batalha em NY como era de se imaginar. As lutas foram boas, nada mais e nada menos que isso. Bem desenhadas e não ficaram confusas, mas esperava algo mais por ser um grande cross-over. Uma pena que a saga mostra apenas como Nick Fury é um imbecil com poder na mão, mas isso é bom também para mostrar que imbecis também pensam estar em fazendo o certo, gosto disso nas HQs da Marvel.

Foi uma boa saga. À próxima!
Tomate
Tomate
"Lerei"

Mensagens : 164
Data de inscrição : 15/02/2016
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Campanha Marvel - Guerra Secreta (2004) Empty Re: Campanha Marvel - Guerra Secreta (2004)

Mensagem por Thear Sex 13 Jul 2018, 01:16

Ie, com certeza o uso de "terrorista" foi por isso. Mas ainda detesto '-'

Hmm... É, realmente, os heróis deviam passar a maior parte do tempo em roupas civis, mesmo quando reunidos. Pelo menos os que sabem as identidades secretas uns dos outros.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Campanha Marvel - Guerra Secreta (2004) Empty Re: Campanha Marvel - Guerra Secreta (2004)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos