Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como encontrar jogos que te interessem na steam

Ir para baixo

Desafiode10Anos - Como encontrar jogos que te interessem na steam Empty Como encontrar jogos que te interessem na steam

Mensagem por Thear Seg 03 Set 2018, 23:59

Mais cedo esse ano rolou essa breve discussão na A0. E é um tema tipicamente em alta, essa história de excesso de jogos na steam tornando difícil achar os realmente bons. Nela eu mencionei que não tenho nenhuma dificuldade de achar bons jogos na steam, e agora vou explicar como.

Desafiode10Anos - Como encontrar jogos que te interessem na steam Valve_steam_games

Wait... vou? Por que vocês iriam querer ler minha visão do assunto quando existe um artigo da How-to Geek que já explica isso muito bem aqui? É só ler o artigo, ta resolvido.


... Não, né? Tem dois problemas nesse artigo se estou recomendando-o aqui na A0. Pra começar, o artigo esta em inglês, e talvez nem todos vocês leiam inglês. Então vou dar uma resumida nele aqui.

Função de Busca
Primeiro o artigo recomenda, com várias imagens (mantenham o artigo aberto para poder vê-las no decorrer). A função de busca na steam é excepcionalmente avançada, permitindo diversas opções de priorização de busca (preços, opiniões dos usuários, data de lançamento, etc), ou só exibir jogos que tenham certos marcadores, ou que sejam singleplayer, ou local multiplayer, etc... Muitas opções. Usem.

Curadores
Em seguida o artigo recomenda curadores. Os curadores são pessoas ou grupos de pessoas que criam "playlists" (palavra usada no próprio artigo) de jogos. Talvez tu possa escolher seguir curadores que sejam criticos nos quais tu confia, ou curadores que se especializam em certos gêneros ou aspectos de jogos. Existem curadores que só falam de estrategia, existem curadores que só julgam a performance do jogo, ou que só comentam sobre os aspectos educativos de jogos, etc. No geral, curadores na steam ainda é um sistema muito limitado, que a própria Valve já comentou algumas vezes que quer melhorar, mas como sabem, a Valve é lenta.

Explorar/Lista de Descobrimento
Por ultimo o artigo comenta sobre as listas de descobrimento da Steam. Uma lista diária de 12 jogos que a Steam automaticamente seleciona que "talvez" te interessem. Essa lista vai conter jogos selecionados baseados em curadores que você segue, outros jogos semelhantes que você joga, ou lançamentos recentes na loja. Também é possível configurar pra que a lista não mostre jogos com certos marcadores como "terror" ou "walking simulator".
Mas nesse ponto que o artigo deixa a desejar. Lembra que eu falei que haviam dois problemas em eu recomendar esse artigo na A0? O segundo é o fato de que ele nem chega perto de explicar quão útil a lista de descobrimento é. De fato, é a melhor das 3 funções citadas, mas requer mais tempo pra dar frutos.

Enquanto a função de busca e os curadores podem dar resultados imediatos, a lista de descobrimento vai te recomendar quase consistentemente 100% porcaria que não te interessa. Mas de vez em quando aparece algo interessante... talvez não tããão legal que tu queira comprar agora, mas que te chama atenção um pouco. Adicione imediatamente na lista de desejos e continue a lista. Faça isso TODO DIA, se possível, leva menos de 5 minutos pra checar a lista diária inteira, e aqui e ali tu vai adicionando mais jogos na lista de desejos.
Com o tempo a Steam vai coletando informações sobre os jogos que tu mais joga, ou que andou comprando, e etc, e esse 100% de lixo na lista de descobrimento vai caindo pra 90% ou 85%... O que é fantástico se tu realmente à utiliza todos os dias. Rapidamente tu vai acumular centenas de jogos na sua lista de desejos na steam (eu tenho 802 nesse exato momento).

Aí quando tiver um dinheirinho sobrando, abra a lista de desejos, e filtre-a por "em oferta", e tu vai ver que entre as centenas de jogos que tu teve interesse em algum momento no passado, vários estarão sempre com descontos, alguns de 75% ou mais. Ou melhor ainda; faça isso em um daqueles períodos de grandes promoções na steam, como junho/julho ou perto do fim do ano, e 90% da sua lista de desejos estará descontada, e tu pode configurar pra que a lista mostre os maiores descontos primeiro. Ou também pode simplesmente filtrar a lista por preço, direto.

Essa lista de desejos por ordem de preço ou desconto é a recompensa de seu minusculo esforço diário de passar 3 ou 4 minutos olhando a lista de descobrimento da steam. Estará cheia de jogos baratos e, mais importante, alguns deles sempre serão jogos que tu realmente quer jogar. Outros talvez tu tenha se interessado um pouco no passado, mas agora já da pra descartar e tirar da lista.

Da minha lista de desejos de 802 jogos, 38 estão descontados nesse exato momento, mesmo sem ser uma das grandes promoções da steam. E eu estaria disposto a imediatamente comprar 2 ou 3 desses se eu não tivesse jogos demais ainda não jogados na minha livraria =P (#DesafioDe10Anos).

Tudo o que foi necessário pra criar essa lista ideal foi não ser impulsivo. A menos que tu queira loucamente e teus amigos estejam jogando e tudo mais, raramente vale a pena comprar um jogo em preço completo ou logo após o lançamento (e NUNCA vale comprar early access ou pré-venda). Lentamente forje uma lista de desejos perfeita.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos