Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Impressões sobre o arco "Yellow" de "Pokémon Special"

Ir para baixo

Impressões sobre o arco "Yellow" de "Pokémon Special"  Empty Impressões sobre o arco "Yellow" de "Pokémon Special"

Mensagem por Thear Ter 28 Jul 2020, 19:37

Retornando a "Pokémon Special", após minha introdução ao manga aqui, dessa vez para o segundo arco: Yellow. Assim como a primeira parte do manga, esse arco abalou drasticamente as estruturas do meu sistema de tarefas diárias, ao ser grande o bastante pra que eu não soubesse direito como encaixa-lo nos meus afazeres. Preciso melhorar isso no futuro. Ah, sim! Bom lembrar que isso tudo é mais um pedaço do meu Desafio de 10 Anos.



Impressões sobre o arco "Yellow" de "Pokémon Special"  22cfb410


Repetindo minha breve explicação do primeiro tópico: Pokémon Special é um manga shonen em série iniciado em 1997, e continuando até hoje. Ele se divide em vários arcos, sempre acompanhando o conteúdo dos novos jogos de Pokémon, conforme eles são lançados. É claramente mais um braço da rede multimídia dedicada a promover os jogos e a franquia como um todo. Em tudo isso, se assemelha ao (muito mais famoso) anime principal de Pokémon.

Enquanto o arco "Red, Green & Blue" já tinha muito mais continuidade que o anime, "Yellow" abandona qualquer gota da natureza episódica presente no anime e é pura progressão de estória, do começo ao fim. Pode-se dizer talvez que tem pouca estória, já que metade dele é uma gigantesca batalha final, mas com certeza é pura estória.

Enquanto o arco inicial me levou a encher linguiça no texto por não ter nada muito relevante para falar, esse teve o resultado oposto: eu terminei sabendo exatamente o que precisava falar.

O que eu preciso falar é que os combates frequentemente envolvem táticas malucas e que fazem pouco sentido, e o enredo faz muito menos sentido ainda, com personagens fazendo decisões arbitrárias e com viradas totalmente inúteis e sem noção só para gerar as cenas de batalha desejadas. E ainda assim é muito bom.

Sério. É um manga casual, feito com crianças em mente, não precisa acertar muito na ciência do combate... o que resta então são cenas de combate fodasticas, que deitam no chão qualquer porcaria que já ocorreu no anime (pelo menos em tudo que vi do anime), e são legitimamente empolgantes de se ler. O enredo cheio de barras forçadas ainda assim cumpre bem seu papel de alimentar as cenas mais legais e abrir espaços para os personagens brilharem, alem de ser ainda muito melhor que o enredo essencialmente não existente do anime.

"Red, Green & Blue" essencialmente plantou as sementes, e em "Yellow" essas sementes começam a crescer para que "Pokémon Special" seja de fato uma iteração particularmente valiosa da franquia. Até mesmo me deu vontade de jogar os jogos (obviamente a intenção do manga todo), ou de tentar criar meu próprio jogo de Pokémon com inspirações nesse manga, usando o RPG Maker.

Considerações finais: Yellow (a personagem) inicialmente me irritou, mas depois passei a gostar bastante; Bill é um inútil até o final; e Pokémon Special: Yellow me surpreendeu positivamente.

Os arcos seguintes desse manga ainda podem ser sorteados no Desafio de 10 Anos, e vou ler quando chegar neles. Estou curioso para ver como eles vão afetar minha opinião mais ainda.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos