Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Impressões sobre o arco "Red, Green & Blue" de "Pokémon Special"

Ir para baixo

Impressões sobre o arco "Red, Green & Blue" de "Pokémon Special"  Empty Impressões sobre o arco "Red, Green & Blue" de "Pokémon Special"

Mensagem por Thear Ter 04 Fev 2020, 17:32

AAAAAAAHHH!! Eu estava indo tão bem, adiantando a maior parte dos meus afazeres nesse começo do ano. Algumas noites de sono ruim bagunçaram tudo, e acabei atrasando esse texto em 4 dias, quando poderia te-lo feito antes do dia 15/01/20.

Esse texto é sobre Pokémon Special (também conhecido como "Pokémon Adventures"), mais especificamente o arco "Red, Green & Blue", coberto pelos três primeiros volumes do manga. Eu deveria ter lido e escrito a respeito dentro desse mês de janeiro para o meu Desafio de 10 Anos.



Impressões sobre o arco "Red, Green & Blue" de "Pokémon Special"  Pokesp10


Pokémon Special é um manga shonen em série iniciado em 1997, e continuando até hoje. Ele se divide em vários arcos, sempre acompanhando o conteúdo dos novos jogos de Pokémon, conforme eles são lançados. É claramente mais um braço da rede multimídia dedicada a promover os jogos e a franquia como um todo. Em tudo isso, se assemelha ao (muito mais famoso) anime principal de Pokémon.

E quais são as diferenças? A mais obvia é que o manga é muito menos episódico. Ele se concentra em contar um grande arco geral, enquanto o anime quase sempre se resume a um mini-arco por episódio, com a trama geral em segundo plano.

E eu gostei bastante desse aspecto. Nos tempos que eu assistia o anime, sempre me frustrava a falta de progresso na trama. Foi interessante ler uma estória com alguns paralelos em relação ao anime, mas sem essa falta de progresso.

Mas eu diria que as qualidades em relação ao anime param por aí. Pokémon Special parece ser escrito por alguém que ouviu outra pessoa falar dos jogos, e fez um manga a respeito sem nunca ter realmente jogado... E eu digo isso como alguém que nunca jogou Pokémon. O combate entre treinadores parece ao mesmo tempo ter e não ter regras (lembra o anime Yu-Gi-Oh! no comecinho); o mundo parece extremamente amador, com os líderes de ginásio iniciais parecendo extremamente fracos ao mesmo tempo que são tratados pela estória e outros personagens como se fossem grande coisa... É quase como se ginásios e a Liga Pokémon fossem uma instituição recém criada e ainda amadora, nesse mundo. Em todos esses aspectos o anime sai muito melhor, exceto por majoritariamente ignorar os "itens" que existem nos jogos e nesse manga.

Ainda assim, a qualidade central de ter uma trama e tratar a Equipe Rocket como uma ameaça séria (o que nunca ocorreu no anime, nem mesmo envolvendo Giovanni, que eu lembre), me fez ler os capítulos rapidamente... O que não foi bom? Parte do motivo pelo qual pude ler tudo tão rápido é porque o ritmo é acelerado demais, as coisas acontecem muito rápido... Quase como se esperassem um publico alvo mais infantil que o anime, mas ao mesmo tempo o conteúdo de fato era um pouco mais adul...

Por que eu estou obsessivamente  comparando o manga com o anime? Tipo... faria sentido fazer uma analise dessa, considerando que são dois produtos contínuos dessa franquia que começam de maneira parecida em 1997 e existem ate hoje... Mas eu não assisto o anime faz muitos anos, e não tem como fazer uma analise mais justa sem ler mais do manga e rever partes do anime. Qual a minha intenção então?

A MINHA INTENÇÃO É ENCHER LINGUIÇA! Eu não tenho la muito o que dizer sobre Pokémon Special. Foi legalzinho, mas sei lá... eu confesso que sou do time Digimon!

Eu nunca joguei os jogos de nenhuma das duas franquias, apenas as conheci pelos animes, e os de Digimon eram mil vezes mais interessantes. E até hoje isso se conserva, tenho um interesse muito maior por conteúdo e lore de Digimon que de Pokémon.

Não que eu tenha zero interesse em Pokémon, muito pelo contrário... Mas não esta no mesmo nível. Eu tenho genuíno interesse em jogar alguns dos grandes jogos recentes de Digimon, como o Cyber Sleuth. Mas meu interesse em jogar Pokémon se resume a uma curiosidade por um produto cultural predominante... era o mesmo motivo de eu continuar assistindo aquela porcaria que foi "Game of Thrones" depois da primeira temporada, e o mesmo motivo de eu querer ler "2001: Uma Odisseia no Espaço", não é porque eu acho que vou gostar, mas porque eu não quero ficar por fora de algum pedaço relevante da cultura humana.

Então sei lá o que eu tenho a dizer de relevante sobre Pokémon Special: Red, Green & Blue. Acho que o melhor que posso dizer é que Digimon>>>Pokémon. Pelo menos conceptualmente... Fight me.

Na real, o manga é ok. É fácil de ler, é engraçadinho... então as falhas não tiveram como me incomodar. E não tem como eu fingir que não sei que o publico alvo é sim bem infantil.

Os arcos seguintes desse manga ainda podem ser sorteados no Desafio de 10 Anos, e vou ler quando chegar neles. Quem sabe eles mudam ou ampliam minha visão, e terei mais a dizer quando chegar lá.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos