Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Breves Impressões sobre "ICEY"

Ir para baixo

Breves Impressões sobre "ICEY" Empty Breves Impressões sobre "ICEY"

Mensagem por Thear Sáb 24 Out 2020, 02:40

Nessa semana no Desafio de 10 Anos, eu joguei duas horas de "ICEY".

Pagina do jogo na steam

Breves Impressões sobre "ICEY" Icey10


ICEY é um jogo "hack and slash" 2D, desenvolvido pela FantaBlade e lançado em 2016.

É inicialmente um jogo bastante básico, com combate veloz e bonito, mas desajeitado e chatinho de jogar, além de contar com um sistema de progressão de personagem bem limitado e obsoleto. A arte dos personagens é bastante boa, mas os cenários são tão fracos quanto os de certos jogos em flash dos anos 2000. De certa forma o jogo como um todo passa a impressão de ser um jogo em flash mais esforçado. Pelo menos em termos mecânicas e audiovisual.

Ele tenta se destacar de outra forma. Após não muito tempo de jogo, a quarta parede leva uma pancada, e depois disso o jogo progride em destruí-la mais e mais, de uma maneira parecida com o muito mais famoso "The Stanley Parable". Aparentemente também tem um enredo secundário "escondido" na trama, algo bastante lovecraftiano. Então existem pelo menos 3 camadas de compreensão no enredo: a estória principal, que o narrador quer que o jogador siga; o conflito entre o jogador e o narrador e os novos elementos que são apresentados dessa forma, e a trama lovecraftiana sobre "O Rei de Amarelo".

Minhas duas horas de jogo foram o bastante para encerrar a trama principal e absorver boa parte do conflito entre jogador e narrador, mas vi muito pouco da terceira trama. Joguei por duas horas e vinte minutos (mais que o necessário pro desafio), e parece que esse é mais ou menos o tempo médio de gameplay para zerar a trama principal, mesmo. Jogadores que queiram explorar realmente tudo que o jogo tem levam em média 5h22m, segundo o HowLongToBeat. Imagino então que o tempo extra de jogo me permitiria entender muito mais do que a trama tem a oferecer, mas... suspeito que não tudo.

Acho que é um jogo que espera ser analisado e discutido por seus jogadores, pelo menos até certo ponto. Não vou dizer que é um jogo super profundo que executa bem uma narrativa com metalinguagem e múltiplos níveis... ele faz isso "mais ou menos bem", consegue ser divertido, mas não explode a cabeça de ninguém com essas táticas... Mas com certeza é possível analisa-lo de maneira mais minuciosa, pra entender todos os detalhes, se estiver disposto.

Mas eu não estava. ICEY é com certeza um bom jogo, que por apenas 22 reais na Steam com certeza vale a pena ser jogado para qualquer fã de game design e narrativas com metalinguagem, e me interessou bastante. Mas não me fascinou como "The Stanley Parable", que é mais intuitivo na metalinguagem, ou "Undertale", que realmente teve sucesso em integrar o "meta" com o gameplay e a trama do jogo. Em ICEY o gameplay e a trama principal sobre Judas não tem grande sinergia com a quebra da quarta parede, e acabam limitando um jogo que poderia ter sido bem melhor se esses aspectos fossem mais caprichados.

Alias, sugiro jogar com a narração em chinês, visto que é a original.

Trailer:


Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos