Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Breves Impressões sobre "Total War: Napoleon"

Ir para baixo

Breves Impressões sobre "Total War: Napoleon" Empty Breves Impressões sobre "Total War: Napoleon"

Mensagem por Thear Sex 09 Out 2020, 11:12

Esse mês para meu Desafio de 10 Anos eu tive que jogar 3 horas do game "Total War: Napoleon".

Link para o jogo na steam

Breves Impressões sobre "Total War: Napoleon" Screen13



Total War: Napoleon é um jogo de Grande Estratégia e War Gaming, lançado pela Creative Assembly em 2010, e é uma das muitas iterações da franquia "Total War". Como os demais jogos da franquia, Napoleon conta com um modo campanha em estilo "grande estratégia", mas seu foco verdadeiro esta em por o jogador num campo de batalha "realista" de um certo período histórico... nesse caso, as Guerras Napoleônicas.

Obviamente 3 horas de jogo não bastam para avaliar direito um jogo desse gênero. Mal da pra molhar os pés nele. Mas felizmente, eu já tenho dezenas de horas em outros jogos Total War, então foi possível avaliar uma coisa ou outra. Eu passei uma hora no modo campanha, só pra ver o que tinha de único, uma hora em batalhas campais e de cerco, e uma hora em batalhas navais.

Eu suspeito que isso não deve ser o consenso entre os jogadores, especialmente porque imagino que elas logo ficam repetitivas, mas eu gostei bastante das batalhas navais. Toda a tática de posicionamento, aproveitamento do vento, escolha de alvos e tipos de tiro... sem o excesso de coisas nas quais prestar atenção que ocorre nas batalhas campais, e ainda se somam a isso os ocasionais sustos quando explode o estoque de munição de um navio que você estava observando de perto.

O que menos me chamou atenção dentre os três aspectos que foquei minhas horas foi a campanha. Parece ter princípios rudimentares de sistemas que funcionariam bem em jogos Total War posteriores, mas o fato de estar dividida em vários pedaços diferentes, em vez de tentar abranger a totalidade das Guerras Napoleônicas pareceu uma péssima escolha para mim. Essas guerras foram praticamente uma Guerra Mundial, foram algo muito complexo e impressionante em escala para os padrões da época... limita-las a campanhas menores em partes específicas da Europa tem sua lógica, mas acaba gerando situações bobas nas quais o jogo te força a começar em desvantagem numa campanha na qual a França na vida real estava em absoluta vantagem.

Claro, uma consequência de criar uma única campanha abrangente dos conflitos todos seria abrir um pouco de espaço para "história alternativa", mas isso nunca foi um problema nos jogos Total War, e não vejo motivo para que eles fugissem disso. Eventos poderiam facilmente limitar o nível da distorção histórica, mantendo a ideia de "França + seus vassalos vs Europa", mas ainda deixando algumas opções do jogador alterar a forma como as coisas se passaram no mundo real.

Tem uma mecânica interessante no modo campanha que permite, em batalhas grandes, que um outro jogador qualquer tome o controle do exercito inimigo e te enfrente. Na prática adiciona um pouco de PvP à campanha single player. Uma ideia interessante a princípio, mas que suspeito que gerou muita frustração nos tempos que esse jogo era recente. Não consigo me imaginar seriamente jogando com esse método. Versões mais interessantes desse sistema existem nos jogos Total War mais recentes.

No geral, é um bom jogo. Combate em tempos de pólvora é algo pouco abordado nos jogos Total War até agora, e "Napoleon" é considerado pelos fãs melhor que o outro jogo focado nisso; "Empire: Total War". Inevitavelmente mostra sua idade em alguns pontos, no entanto. A edição definitiva custa atualmente 60 reais na steam, e o jogo provavelmente não vale esse preço, mas recomendo seriamente que fãs de outros jogos da franquia ou do período histórico retratado considerem compra-lo quando estiver com um bom desconto.


Trailer (Napoleão parece um vilão de desenho animado aqui):

Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos