Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opiniões Sobre "Descender"

Ir para baixo

Opiniões Sobre "Descender" Empty Opiniões Sobre "Descender"

Mensagem por Thear Ter 04 Ago 2020, 18:02

Eu errei demais a mão no mês de julho no Desafio de 10 Anos, descumpri minhas próprias regras de limitação mensal de conteúdo sorteado e não cheguei perto de dar conta... agora devo correr atrás do atraso. Como parte do desafio nesse mês de julho, eu deveria ter lido e escrito a respeito de Descender em uma semana.



Opiniões Sobre "Descender" Facebo10

Descender é uma série de comics com 32 cápitulos iniciada em 2015 e finalizada em 2019, foi criada por Jeff Lemire e publicada pela Image Comics. É uma estória de ficção cientifica com tons fortes de opera espacial e tons leves de pós-apocalipse.

Em Descender, uma grande civilização interestelar multi-espécies é atacada por vários gigantescos robôs de origem desconhecida, e é em grande parte destruída. A trama de fato começa 10 anos depois, com a sociedade drasticamente alterada e um genocídio contra os próprios robôs dessa civilização terminando de se desenrolar. Ou seja, acaba sendo uma estória de orgânicos vs mecânicos. Nessa trama, um robô de companhia chamado Tim-21 finalmente desperta de seu "sono" de 10 anos, e por diversos motivos atrai a atenção de múltiplas facções envolvidas nos conflitos atuais dessa galaxia, mas tudo que ele quer é encontrar Andy, seu "irmão" humano.

Começando com as opiniões agora; não vou nem enrolar, achei Descender bastante decepcionante. A estória é bem simples, e extremamente lenta (desconsiderando vários grandes flashbacks, os 32 capítulos provavelmente cobrem apenas alguns dias) a coisa toda é relativamente rasa em conteúdo e poderia ser facilmente ser adaptada para um único longa-metragem sem sacrificar muita coisa (e que eu saiba, essa adaptação já esta sendo feita).

Os personagens são bastante fracos, exceto talvez Driller, o robô de mineração; e o próprio Tim-21. Alguns outros como Quon e Queen Between são bem toleráveis e até interessantes, mas alguns dos mais proeminentes na HQ como Andy e Telsa são simplesmente insuportáveis em sua irracionalidade, birras e súbitas mudanças drásticas de opinião. A HQ pareceu tentar criar um elenco icônico de heróis principais pegando arquétipos de outras obras do gênero e juntando num grupo só, mas na pratica não soube fazer praticamente nenhum desenvolvimento ou exploração de personagem.

E o pior é que, na prática, quase nada do que todos esses personagens fizeram teve qualquer consequência. Não impactaram em praticamente nada o que já estava para acontecer naquele mundo de qualquer forma (apesar de que, por algum motivo não explicado, esse algo ocorreu de maneira incompleta). Parece que essa série toda se dedicou a juntar personagens aqui e ali para potencialmente usa-los na continuação... Sim, continuação.

Perto do final (sem grandes spoilers), a HQ cria uma ponta solta sobre "magia" que me pareceu extremamente fora de lugar até eu descobrir que haveria uma continuação chamada "Ascender", que lidaria com magia num cenário de ficção cientifica. Talvez acabe resultando numa estória melhor, mas "Descender" deveria ter sido capaz de se sustentar por conta própria, sem depender da estória que poderia vir a seguir.

A arte pelo menos é boa. Muito boa... Mas também não chega a ser excepcionalmente boa, e o design da vasta maioria dos robôs é de um nível de criatividade minimo.

Apesar de todas as minhas criticas, Descender não é um lixo nem nada, não se enganem. É apenas desinteressante. Uma pena.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos