Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Breves Impressões: Sid Meier's Civilization III

Ir para baixo

Breves Impressões: Sid Meier's Civilization III Empty Breves Impressões: Sid Meier's Civilization III

Mensagem por Thear Dom 10 maio 2020, 23:19

É... eu deveria ter jogado e escrito sobre esse jogo no começo de abril de 2020. Mas essas ultimas semanas estão uma bagunça, não? Anyway, o objetivo era jogar Civilization 3 por apenas uma hora, e eu tinha 3 dias para escrever sobre. Aqui esta, finalmente. Desafio de 10 Anos.

Pagina do jogo na steam

Breves Impressões: Sid Meier's Civilization III Civ_ii10

Sid Meier's Civilization III é um jogo de estrategia em turnos, 4X, desenvolvido em 2001 pela Firaxis Games e distribuído pela 2K. Nele o jogador controla uma de várias cilizações desde os primórdios da história até o mundo moderno e um pouco alem, e o objetivo é vencer o jogo se destacando em uma entre diversas formas (militar, diplomacia, ciência, etc). Mas não preciso falar muito mais, certo? Civilization é uma das principais franquiâs de jogos de todos os tempos.

Mas eu tenho pouquíssima experiência com essa franquia. Acredito que joguei justamente esse mesmo jogo muito pouquinho quando era criança, mas na época eu já era fascinado por Age of Empires 2 e o jogo não chamou minha atenção. Mais recentemente no ano passado ou no anterior eu passei umas 120 horas com o Civilizaiton V. Esse já me interessa bastante, e eu volto a ele de vez em quando.. Mas novamente a franquia fica em segundo plano aos meus olhos comparada a outros jogos que já me fascinam no momento... no caso, é difícil pra mim não sentir vontade de jogar os muito mais complexos jogos de grand strategy da Paradox quando estou jogando Civ V.

Mas claro que reconheço que o game tem seu valor próprio, contido em seu estilo. É de fato bastante viciante. Foi interessante então ter essa breve interação com o Civ III agora, pelo Desafio. É legal reconhecer vários aspectos da versão mais moderna que joguei, e ao mesmo tempo me perder tentando lidar com a ausência de outros elementos que ainda não haviam se juntado à franquia. É valido comentar que o famoso aspecto viciante que te leva a repetidamente prometer "só mais um turno" e ainda assim não parar de jogar já estava presente.

Mas não posso negar que continuo tendo dificuldades em lidar com produtos mais antigos do que minha experiência com games. Civ III esta bem nesse limiar, tendo sido lançado bem por volta da época na qual eu começava a me importar com jogos, mas eu ainda classificaria como algo "antes da minha época". Não consigo lidar, a UI, e falta de quality of life, e a simplicidade em relação à iterações mais recentes da franquia são muito nítidas. Joga-lo não foi frustrante como Jet Set Radio e System Shock, mas foi entediante.

Mas isso é normal, não? Não devo me sentir obrigado a compreender e apreciar qualquer jogo velho demais, simplesmente devido à sua relevância histórica. Já é o bastante que eu aprecie a relevância histórica em si... Falando em relevância histórica, alguém esta curioso com as futuras dissertações e teses acadêmicas sobre grandes franquias de jogos por parte de historiadores do futuro? Eu sei que estou.

É só isso. Civilization III não tem praticamente nenhum valor se comparado a jogos similares atuais, mas talvez joga-lo um pouco seja uma experiência interessante se tu for um grande fã dos produtos mais recentes da franquia, ou se você é um historiador do futuro. Custa apenas 8 reais na Steam atualmente, obviamente vale o preço se você se enquadra nesses grupos.

Trailer (creio que um trailer de gameplay fazia pouco sentido pra um jogo desses na época):

Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos