Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Breves Impressões: TIMEframe

Ir para baixo

Breves Impressões: TIMEframe Empty Breves Impressões: TIMEframe

Mensagem por Thear Seg 04 Nov 2019, 23:59

Muito perto de estar em dia! Vou opinar brevemente agora sobre o jogo "TIMEframe", que eu joguei por uma hora em outubro, e deveria ter postado a respeito já no começo do mesmo mês. É mais um pedaço do meu Desafio de 10 Anos.

Link para o jogo na steam.

Breves Impressões: TIMEframe Timefr10

TIMEframe é um... bom... um walking simulator do estúdio "Random Seed Games", lançado em 2015.

Aí começa toda a discussão sobre walking simulators serem jogos ou não, claro. Pra quem não sabe "simulador de caminhada", é um gênero de jogos que envolve simples manda andar por um cenário pré-preparado, e lê ou ouve dialogo ao chegar em lugares específicos desse cenário. E só. E teoricamente a coisa toda é muito artistica e prazerosa só pela estória ou pelo dialogo.

Desde que esses jogos apareceram pela primeira vez, existe o debate sobre eles serem realmente jogos ou não. Como definimos o que é um jogo? Não sei, não existe consenso. Eu gosto da ideia que um jogo envolve "tentar" algo, e talvez falhar, mas também não parece uma definição perfeita pra mim.

TIMEframe de fato se encaixaria nessa definição, caso eu a usasse, no entanto. O jogo envolve caminhar pelo cenário encontrando pedaços de texto relacionados à historia de uma civilização que pôde prever seu fim com muita antecedencia. E o jogo se passa num loop temporál extremamente curto, mas com o tempo drásticamente desacelerado... Ao final de cada loop, um cometa atinge o cenário e destroi tudo, resetando o loop. O jogo se trata, portanto, de vários loops seguidos andando de um ponto a outro buscando ler textos vagos sobre uma civilização fictícia antes do cometa atingir. Da pra terminar o jogo em cerca de uma hora, após uns 4 ou 5 ciclos, acho.

É um tédio. Como a maioria dos walking simulators, tirando umas poucas notáveis excessões (como "The Stanley Parable").

Mas gostei do conceito do tempo desacelerado, e da ameaça chegando enquanto tu tenta realizar uma tarefa. Em vez de usar um timer, e dizer "você perdeu" quando o jogo acaba, há um cometa claramente visível chegando, e quando ele toca o chão tudo explode e você perde. Limites de tempo sempre me frustraram em games, mas quando feito dessa forma, pode ser interessante.

Mas no geral, o jogo não tem quase nada a oferecer alem desse conceito interessante. Mesmo com o preço baixo de 12,40 na steam, ainda acho que pouquissimas pessoas teriam realmente um bom motivo para comprar esse jogo. Recomendo talvez quando em promoção para aspirantes a game designer.

Trailer do jogo
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos