Breves Impressões: TIMEframe
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Breves Impressões: TIMEframe
Muito perto de estar em dia! Vou opinar brevemente agora sobre o jogo "TIMEframe", que eu joguei por uma hora em outubro, e deveria ter postado a respeito já no começo do mesmo mês. É mais um pedaço do meu Desafio de 10 Anos.
Link para o jogo na steam.
TIMEframe é um... bom... um walking simulator do estúdio "Random Seed Games", lançado em 2015.
Aí começa toda a discussão sobre walking simulators serem jogos ou não, claro. Pra quem não sabe "simulador de caminhada", é um gênero de jogos que envolve simples manda andar por um cenário pré-preparado, e lê ou ouve dialogo ao chegar em lugares específicos desse cenário. E só. E teoricamente a coisa toda é muito artistica e prazerosa só pela estória ou pelo dialogo.
Desde que esses jogos apareceram pela primeira vez, existe o debate sobre eles serem realmente jogos ou não. Como definimos o que é um jogo? Não sei, não existe consenso. Eu gosto da ideia que um jogo envolve "tentar" algo, e talvez falhar, mas também não parece uma definição perfeita pra mim.
TIMEframe de fato se encaixaria nessa definição, caso eu a usasse, no entanto. O jogo envolve caminhar pelo cenário encontrando pedaços de texto relacionados à historia de uma civilização que pôde prever seu fim com muita antecedencia. E o jogo se passa num loop temporál extremamente curto, mas com o tempo drásticamente desacelerado... Ao final de cada loop, um cometa atinge o cenário e destroi tudo, resetando o loop. O jogo se trata, portanto, de vários loops seguidos andando de um ponto a outro buscando ler textos vagos sobre uma civilização fictícia antes do cometa atingir. Da pra terminar o jogo em cerca de uma hora, após uns 4 ou 5 ciclos, acho.
É um tédio. Como a maioria dos walking simulators, tirando umas poucas notáveis excessões (como "The Stanley Parable").
Mas gostei do conceito do tempo desacelerado, e da ameaça chegando enquanto tu tenta realizar uma tarefa. Em vez de usar um timer, e dizer "você perdeu" quando o jogo acaba, há um cometa claramente visível chegando, e quando ele toca o chão tudo explode e você perde. Limites de tempo sempre me frustraram em games, mas quando feito dessa forma, pode ser interessante.
Mas no geral, o jogo não tem quase nada a oferecer alem desse conceito interessante. Mesmo com o preço baixo de 12,40 na steam, ainda acho que pouquissimas pessoas teriam realmente um bom motivo para comprar esse jogo. Recomendo talvez quando em promoção para aspirantes a game designer.
Trailer do jogo
Link para o jogo na steam.
TIMEframe é um... bom... um walking simulator do estúdio "Random Seed Games", lançado em 2015.
Aí começa toda a discussão sobre walking simulators serem jogos ou não, claro. Pra quem não sabe "simulador de caminhada", é um gênero de jogos que envolve simples manda andar por um cenário pré-preparado, e lê ou ouve dialogo ao chegar em lugares específicos desse cenário. E só. E teoricamente a coisa toda é muito artistica e prazerosa só pela estória ou pelo dialogo.
Desde que esses jogos apareceram pela primeira vez, existe o debate sobre eles serem realmente jogos ou não. Como definimos o que é um jogo? Não sei, não existe consenso. Eu gosto da ideia que um jogo envolve "tentar" algo, e talvez falhar, mas também não parece uma definição perfeita pra mim.
TIMEframe de fato se encaixaria nessa definição, caso eu a usasse, no entanto. O jogo envolve caminhar pelo cenário encontrando pedaços de texto relacionados à historia de uma civilização que pôde prever seu fim com muita antecedencia. E o jogo se passa num loop temporál extremamente curto, mas com o tempo drásticamente desacelerado... Ao final de cada loop, um cometa atinge o cenário e destroi tudo, resetando o loop. O jogo se trata, portanto, de vários loops seguidos andando de um ponto a outro buscando ler textos vagos sobre uma civilização fictícia antes do cometa atingir. Da pra terminar o jogo em cerca de uma hora, após uns 4 ou 5 ciclos, acho.
É um tédio. Como a maioria dos walking simulators, tirando umas poucas notáveis excessões (como "The Stanley Parable").
Mas gostei do conceito do tempo desacelerado, e da ameaça chegando enquanto tu tenta realizar uma tarefa. Em vez de usar um timer, e dizer "você perdeu" quando o jogo acaba, há um cometa claramente visível chegando, e quando ele toca o chão tudo explode e você perde. Limites de tempo sempre me frustraram em games, mas quando feito dessa forma, pode ser interessante.
Mas no geral, o jogo não tem quase nada a oferecer alem desse conceito interessante. Mesmo com o preço baixo de 12,40 na steam, ainda acho que pouquissimas pessoas teriam realmente um bom motivo para comprar esse jogo. Recomendo talvez quando em promoção para aspirantes a game designer.
Trailer do jogo
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