Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (52)

Ir para baixo

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (52) Empty Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (52)

Mensagem por Tarin Ter 31 Dez 2019, 01:59

Aqui estamos nós, última semana. O Thear vai fazer um post depois do meu ainda com as conclusões e despedidas, então não vou me prolongar muito com isso aqui, ahaha! Mas foi com certeza uma jornada e tanto... Muita diversidade, muitos curtas ótimos, e saio do ano com muito mais conhecimento sobre a forma, muito mais referências artísticas de vários tipos, conhecendo vários diretores e um pouco da sua obra...

Pra fechar o ano, uma semana bem... Explícita? Vários curtas com nudez, dessa vez. O meu preferido foi Into the Flame, um curta sobre uma jornada mental surreal e simbólica de um homem com arrependimentos/traumas não resolvidos. E um estilo artístico muito bonito!
Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (52) Flame10

Índice com as semanas anteriores.


Duel(2016)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (52) Duel10
Dirigido por Tim Rudder.

Um curta bem curtinho(quem sabe até um dos mais curtos do desafio inteiro?) Mostrando umas crianças brincando na rua, com a imaginação delas sendo mostrada animada. Parece que esse curta aqui foi feito como propaganda pra Artella, que é um tipo de... Plataforma colaborativa pra animadores trabalharem juntos? Não entendi muito bem como funciona, mas esse é o conceito. Tanto que, esse curta aqui foi animado por 46 animadores diferentes, que colaboraram com o projeto.
Assista ao curta aqui.


Dream Doll(1979)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (52) Dream10
Dirigido por Bob Godfrey e Zlatko Grgic, indicado ao Oscar de melhor curta de animação em 1980.

Huh... Com certeza esse aqui é um dos curtas mais inesperados que foram indicados pra um Oscar aqui no desafio. Porque ele é tão, erm... Sugestivo? É completamente sexualmente explícito, na verdade, lol. Ele é sobre um homem solitário que decide comprar uma boneca inflável. Só que essa boneca é meio sentiente, e começa a seguir ele pela cidade depois que ele sai de casa. O curta tem um estilo artístico bem simples, embora agradável, e a música parece... Bizarramente fora de contexto, pra mim? Em alguns momentos, a mistura da estranheza dos eventos acontecendo na história com a música maluca cheia de sintetizadores foi tremendamente hilária.

Parece que esse curta foi inspirado em outro curta francês chamado Le ballon rouge(o balão vermelho). Na verdade, parece que o enredo é quase idêntico, só que era com um menino e um balão vermelho. Será que esse curta aqui quis mostrar alguma mensagem, usando esse mesmo enredo, ou será que foi um jeito de ser chocante ao público da época, por recriar um curta com temática infantil usando imagens sexuais? De qualquer maneira, o maior mistério da coisa pra mim é de longe ter sido indicado pro Oscar. Acho que essa é a primeira coisa que eu já vi na vida que sugere algum tipo de não-convencionalidade pras escolhas feitas por eles...
Assista ao curta aqui.


Britannia(1993)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (52) Britan10
Dirigido por Joanna Quinn.

Parodia a ascenção e queda do império britânico como um buldogue bobão, violento e mesquinho que repentinamente se vê com um poder muito maior do que estava tendo. Esse curta aqui é da Joanna Quinn, animadora galesa que já teve uns curtas que entraram aqui no desafio. Ele com certeza faz uma crítica bem afiada, e tem algumas cenas meio perturbadoras no meio, até.
Assista ao curta aqui.


Parigot(2010)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (52) Parigo10
Dirigido por Mehdi Alavi, Loic Bramoulle, Axel Digoix, Geoffrey Leruse, Alexander Wolfromm.

Mostra uma perseguição maluca em Paris(? Ou pelo menos alguma cidade francesa) de um pedinte de rua com um entregador de comida. O curta é super energético, e é um clássico curta de perseguição, com uma escalada rápida de absurdidades conforme chega no climax (incluindo o pedinte poder controlar um exército de pombos furiosos). A arte e animação são muito bonitas, super coloridas e vívidas. Esse aqui é outro curta feito por estudantes, como projeto de graduação deles. Muito bem!
Assista ao curta aqui.


Formic(2009)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (52) Formic10
Dirigido por Roman Kaelin e Florian Wittman.

Sobre uma formiga tentando desesperadamente fugir de um skatista numa pista, com um monte de zoom ins e outs trocando a perspectiva dos dois. Esse aqui é super criativo, o conceito é bem interessante. Esse é outro curta de "perseguição", de certa forma. Mas acho que em comparação com o último, teve um crescimento de intensidade bem menos pronunciado, o que deixa ele não tão divertido. Ainda assim, o conceito e a criatividade toda dele me faz gostar mais do que o último, lol! Ele usa tambem uma música clássica super dramática pra adicionar um certo humor no contraste com a jornada da singela formiga.
Assista ao curta aqui.


Sister(2018)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (52) Sister10
Dirigido por Siqi Song.

Mostra as lembranças de infância de um homem chinês e a sua irmãzinha irritante. Esse aqui é um curta bem abertamente crítico à política chinesa de um filho por casal. A animação é em stop motion, feita com uns bonecos de feltro. O curta todo passa uma impressão bem nostálgica, com uma paleta de cores meio fosca, uma narrativa meio surreal e desconectada.
Assista ao curta aqui.


Into The Flame(2019)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (52) Flame10
Dirigido por Sean McClintock.

Depois de uma mariposa entrar no seu ouvido, um homem começa a ter várias sonhos e visões simbólicas sobre uma decisão que precisa tomar na sua vida. Ok, primeiro de tudo... Que AGONIA desse conceito, a ideia de insetos dentro do seu corpo, insetos voadores no geral, argh... E ainda assim, foi meu preferido da semana, lol. Eu estou disposto a encarar mídia que me perturba visceralmente se eu vejo que existe um ponto na utilização desse elemento de perturbação.

O curta usa bastante texto no fundo da tela pra ilustrar algumas coisas, mas nem todo texto tem um propósito. Ele é bem abstrato, e é difícil pra mim extraír um significado mais concreto dele, mas com certeza é sobre uma jornada de aceitação de uma morte. Eu achei no começo que essa morte teria sido a da esposa dele? Ou quem sabe seja mais metafórico, e seja a morte de um relacionamento? Tem bastante temática(e texto, lol) sexual tambem, então pode envolver algum trauma relacionado a isso...

E eu tenho que dizer que simplesmente adorei a arte dele. Ele me lembra algum tipo de comic, com as proporções exageradas. E as cores são tão intensas!
Assista ao curta aqui.
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos