Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Breves Impressões: Stardew Valley

Ir para baixo

Breves Impressões: Stardew Valley Empty Breves Impressões: Stardew Valley

Mensagem por Thear Seg 23 Dez 2019, 21:53

Ok, é dezembro e eu deveria ter escrito esse texto em novembro. Não deu. Mas aqui esta.
Eu precisei jogar 3 horas de "Stardew Valley" num periodo de 7 dias em novembro para o meu Desafio de 10 Anos.

Link para o jogo na steam.


Breves Impressões: Stardew Valley Kldkla10


Stardew Valley  É um misto de RPG e simulador de fazenda com gráficos pixelados fortemente inspirado no clássico "Harvest Moon"; lançado em 2016 pelo estúdio "ConcernedApe", que na verdade é só um cara chamado Eric Barone. Mas preciso realmente apresentar esse jogo? É bem mais famoso que todos os anteriores desse ano, eu imagino. Vocês sabem do que se trata.

E sabem que é um dos indies mais populares dos últimos anos. Provavelmente top 5. Devem conhecer o conceito: Seu personagem herda uma fazenda de seu avô, e passa a morar nela. A fazenda esta deteriorada, então você precisa trabalhar aos poucos para restaura-la e cumprir também inúmeros outros objetivos como fazer amizade com os habitantes da cidade; começar um romance; derrotar monstros nas cavernas; encontrar trocentos itens colecionáveis, etc.

O jogo apela em termos de game casual e "complecionista" ao mesmo tempo. Ele é pouco exigente em termos de habilidade, tornando o gameplay relaxante para muitos, ao mesmo tempo que tem tantas tarefinhas pra cumprir que, como num MMO, o jogador se sente sempre produtivo. Talvez essa seja uma boa descrição: Stardew Valley é paradoxalmente um MMO casual single player. Apesar de que existe um modo multiplayer cooperativo para até 4 jogadores, que eu não cheguei a testar.

Mas e eu? O que achei? Como foi minha experiencia?

Honestamente, não tenho muito a dizer. O jogo é obviamente bom, e a natureza viciante dele ao apelar ao espirito complecionista em todos nós funciona em mim também. Enquanto estava jogando, eu queria continuar jogando. Sempre tinha algo mais pra resolver, "só mais uma coisinha aqui e ali e depois já paro" sabem? Mas não era relaxante pra mim... passava a sensação de "busy work", quando você esta fazendo algo só pra passar o tempo, e não realmente porque gosta ou porque esse esforço vai levar a algo que te interessa.

Quando eu não estava jogando, eu não sentia vontade de jogar, e só voltava ao Vale para cumprir o objetivo do desafio. O aspecto viciante do jogo não ativava em mim enquanto eu não estivesse de fato com o game aberto. Talvez se eu tivesse continuado muito alem das 3 horas minimas, acabaria me prendendo, mas isso não aconteceu.

E provavelmente não vai acontecer. Não me entendam mal: é obvio que Stardew Valley é um excelente indie, que provavelmente vale a pena para muitos gamers mesmo no preço total (sem descontos). Muito esforço foi colocado em seu desenvolvimento, e o jogo continua se expandindo desde o lançamento. Mas não realmente funciona pra mim. Assim como na vida real eu provavelmente jamais largaria a vida urbana para ir viver na fazendinha herdada de meu avô, eu também não tenho muito interesse em ir viver na fazendinha virtual de Stardew Valley.

Trailer do Jogo
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos