Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Breves Impressões: System Shock

Ir para baixo

Breves Impressões: System Shock Empty Breves Impressões: System Shock

Mensagem por Thear Seg 13 maio 2019, 02:55

Como exigido pelo meu Desafio de 10 Anos, eu joguei recentemente uma hora de "System Shock".

Link para a versão remasterizada desse jogo na steam.

Breves Impressões: System Shock System10

Céus, que atraso vergonhoso. Esse meu Desafio esta começando mal, não?
Tudo bem, eu tenho 10 anos pra correr atrás do atraso... Ou acumular atraso.

No desafio, inicialmente era pra eu jogar duas horas de "System Shock: Enhanced Edition", uma versão remasterizada lançada em 2015 do jogo original de 1994. Infelizmente, por qualquer motivo aleatório, não consegui fazer a Enhanced Edition rodar no meu PC. Então joguei em vez disso 1 hora do "System Shock" original. Diminui o tempo de jogo porque sabia que eu não toleraria muito tempo de um FPS lançado antes de eu nascer.

O que é System Shock afinal? É um dos FPS 3D originais dos anos 90. Tendo sido lançado não muito depois de "Doom" e "Wolfenstein 3D". System Shock ajudou a solidificar as mecânicas centrais que veriam a ser comuns no gênero desde aquela época. System Shock foi lançado em 23 de setembro de 1994 pela "Looking Glass Technologies". Ele viria a ter em 1997 uma sequência direta em "System Shock 2", desenvolvido pela Irrational Games, e  dois sucessores espirituais: "Deus Ex" em 2000, desenvolvido pela Ion Storm e que continua uma franquia relevante ate hoje; e "BioShock", de 2007, que também iniciou uma franquia poderosa e foi desenvolvido pela "2K Boston", que era o nome da Irrational Games entre 2007 e 2009.

Mesmo se desconsiderássemos essas duas franquias claramente nascidas de System Shock, ainda podemos creditar ao jogo uma ampliação na complexidade das tramas dos FPS (pelo menos para os padrões da época), e um incentivo geral ao uso de cenários de ficção cientifica em FPS.

Agora vamos as minhas impressões do jogo em si, jogando ele 25 anos após o lançamento, e tendo jogado poucos FPS enquanto criança.

A primeira coisa que fica obvia é que o estúdio não estava nem aí se a interface do jogo era legível ou não. Imagino que isso era uma preocupação muito minima na época, e mal havia interseção entre as áreas de design e de desenvolvimento de jogos. A fonte é terrível. Especialmente considerando que o jogo faz tanto esforço em usar a interface para ensinar a jogar.

Mas aí já chegamos num ponto positivo. O jogo usa bastante a interface logo no começo como tutorial. Não é lá um tutorial imersivo moderno ao estilo Valve, mas imagino que seja mais do que geralmente se esperaria de tutoriais de jogos da época. Mesmo muitos jogos no começo dos anos 2000 ainda não tinham nenhum tipo de tutorial para iniciantes. Mas claro... A efetividade disso tudo era ainda limitada pela interface desconfortável de ler.

Os comandos de agachar/rastejar me surpreenderam. Eu não esperava que um jogo da época já tivesse algo assim, e muito menos esperava que o jogo faria esses comandos A PARTIR DE INTERFACE. Tu tinha que clicar num pedaço específico da tela pra agachar, rastejar, ou levantar de volta. Que alienígena, não?

Alienígena também era o FOV. Acho que nunca vou encarnar Totalbiscuit nesse aspecto e ficar esbravejando sobre sliders de FOV em todo jogo, mas nesse jogo eu me senti claustrofóbico de tão limitado que era o campo de visão. Essencialmente não existe visão periférica, tem que girar quase o corpo todo pra ver algo do seu lado.

Também senti falta de feedback ao ser atingido (os primeiros inimigos que encontrei eram super fáceis, aí continuei os tratando como fáceis ate que morri do nada, sem nem perceber que estava perdendo vida). Esse ponto é como esperado, no entanto. Com certeza eu não cheguei pra jogar um jogo de 94 achando que haveria uma mecânica de feedback moderna.

Algo moderno que tinha, no entanto, era um monte de itens inúteis no meio do caminho pra colocar no seu inventário. Eu não fazia ideia da utilidade da maioria dos itens, então pegava tudo que aparecia no chão, desde refrigerantes ate caveiras aleatórias. Talvez todos tivesse eventualmente alguma utilidade, mas duvido. Me lembrou Skyrim, exceto que não parecia ter uma mecânica de peso e não cheguei de fato ao limite de inventário.

Agora que já passei de todas essas impressões aleatórias, vamos ao grande crédito central do jogo: As opções de dificuldade antes de começar a campanha. Você quer só focar na estória e não encontrar praticamente nenhum inimigo? Você pode. Quer uma experiencia de ultra dificuldade e dane-se a estória? Você pode. Estória e dificuldade? Uma campanha curtíssima com pouca estória e pouca dificuldade? Claro. Esse jogo oferece opções de dificuldade e detalhamento de trama que praticamente nenhum jogo atual oferece. E tendo sido lançado numa época em que games eram estereotipicamente difíceis! Meus parabéns aos desenvolvedores.

Claro... Quando eu finalmente morri no meu jogo, ele me jogou de volta ao começo. Que decepcionante.

Eu poderia tentar entrar em toda uma discussão sobre quais jogos devem ou não ter opções de dificuldade e blablabla, mas acho que isso não é necessário no momento. System Shock ganha pontos comigo pelas configurações de dificuldade (alias, eu joguei com tudo no "médio"), mas na pratica inevitavelmente me perde por ser antigo demais pra eu realmente me acostumar ao gameplay ultrapassado.

Agora, vale a pena comprar isso? Talvez... se você achar. Essa versão do jogo não esta mais disponível na steam, e não consegui descobrir onde esta. Seja onde estiver, deve ser barata, mas a menos que você seja um grande entusiasta de jogos nostálgicos, ou esteja numa cruzada para entender a historia dos games no geral, eu não vejo porque você jogaria. Especialmente considerando que existe a Enhanced Edition na steam, por 20 reais. E melhor ainda: existe um remake completo sendo desenvolvido pela Nightdive Studios, uma empresa especializada em adquirir os direitos de franquias mortas e portar, remasterizar e refazer jogos antigos. Esperem esse remake sair, pesquisem as opiniões do publico e da critica, e comprem o remake se parecer adequado.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos