Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guias de programação - Recomendações para iniciantes

2 participantes

Ir para baixo

Guias de programação - Recomendações para iniciantes Empty Guias de programação - Recomendações para iniciantes

Mensagem por Tarin Qui 25 Fev 2016, 13:13

Guias de programação para iniciantes

Povo, depois de uns tempos de bastante pesquisa e aprendizado, achei que poderia ser interessante divulgar alguns espaços online de aprendizado de programação que me auxiliaram muito nesse último ano. Vários deles assumem que você já tenha um conhecimento básico de lógica de programação, mas mesmo se você não tiver experiência nenhuma, com vontade e persistência dá pra pegar o jeito da coisa aprendendo pelos exemplos. Smile

Para aprender programação, é importante focar tanto na lógica dos seus algorítmos quanto na parte mais "mão na massa", como as próprias linguagens e suas implementações. Então a lógica daquele código de três linhas que soma dois números, feito no primeiro dia que você começou a aprender programação, pode ser útil na sua vida inteira de programador, até quando você estiver desenvolvendo inteligências artificiais complexas que irão dominar o mundo! (Erm, tente não fazer isso, se possível)



W3Schools(Inglês)

Um ótimo site para aprendizado de desenvolvimento web pra iniciantes. Contem tutoriais das principais linguagens usadas em desenvolvimento web como HTML, CSS, Javascript e muitas outras. Os tutoriais são bem didáticos e quase todas as páginas tem exemplos de código para mostrar em funcionamento os conceitos que cada seção explica. 



Mozilla Developer Network (Inglês/Português)

Biblioteca de referências e tutoriais de temas relacionados a desenvolvimento web, mantida pela comunidade online de desenvolvedores. É o local mais recomendado para obter informações corretas e precisas sobre temas avançados de linguagens web, mas também tem guias para iniciantes.


ProgrammingRuby (Inglês)

Um livro disponibilizado online que serve como tutorial completo e referência de Ruby. É muito completo e ensina desde os básicos de classes e objetos, tornando-o muito interessante para pessoas que querem aprender sobre linguagens orientadas à objeto. Utiliza muitos exemplos e comparações a conceitos da nossa "vida real", hehe. 


CodeSchool (Inglês)

Site de cursos voltados à iniciantes. Focado em cursos interativos, exercícios e vídeos, então é bem útil para pessoas que não gostam de ficar lendo páginas e páginas de texto sobre código.


Codecademy (Inglês)

Outro site voltado à iniciantes, contendo cursos interativos estruturados em explicações e exercícios. Os cursos são todos modulares, então são bons pra aprender em pequenas doses, para os mais ocupados ou preguiçosos, como eu.


Free Programming Books (Inglês/Português)

Lista de livros gratuitos de programação mantida colaborativamente pela comunidade de programadores online, no GitHub. Essa lista é a de livros em português, mas o projeto também tem livros em inglês e mais 25 línguas! Boa pra pesquisar guias mais acadêmicos/formais, mas também tem muitos livros para iniciantes.
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Guias de programação - Recomendações para iniciantes Empty Re: Guias de programação - Recomendações para iniciantes

Mensagem por Gandrak Qui 25 Fev 2016, 14:05

Muito bom. Sempre tive interesse em aprender C e C++, e até já cheguei a começar, mas não continuei a partir de um certo ponto em que não sabia mais exatamente por onde prosseguir. Talvez assim eu consiga voltar à tentativa, com novas fontes de estudo.
Quando eu estava começando, usei um PDF do livro "C++ For Dummies, 7th Edition" do Stephen R. Davis, e recomendo bastante. O livro é bem fácil de entender, e também se direciona aos iniciantes, com explicações bem simples, diretas e eficientes. É bem fácil achar o PDF dele pela internet se alguém tiver interesse.

Além disso, é bom ter novas fontes de onde aprender programação e recomeçar. Valeu pelos links! xD


Última edição por Gandrak em Sáb 27 Fev 2016, 03:40, editado 1 vez(es)
Gandrak
Gandrak
Admin

Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/02/2016
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

Guias de programação - Recomendações para iniciantes Empty Re: Guias de programação - Recomendações para iniciantes

Mensagem por Tarin Qui 25 Fev 2016, 14:46

Ah, a primeira linguagem que eu comecei a aprender "de verdade" foi C, tambem. É uma linguagem muito boa pra entender os fundamentos da programação por ela estar bem mais próxima ao funcionamento da máquina do que as outras linguagens de nível mais alto.

Eu cheguei a ver um pouco de C++, mas a sintaxe me confundiu tanto que eu acabei fugindo logo, hehe. Acho que dar uma olhada em outras linguagens orientadas a objeto, Ruby e Javascript no meu caso, me ajudou bastante a entender como funciona a lógica das classes e objetos, que tinha me empacado em C++.
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Guias de programação - Recomendações para iniciantes Empty Re: Guias de programação - Recomendações para iniciantes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos