Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desafio: 7 músicas em uma semana

3 participantes

Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Desafio: 7 músicas em uma semana

Mensagem por Tarin Seg 18 Dez 2017, 22:08

Oi gente!

Eu estou aprendendo música/produção músical, e ando fazendo várias musiquinhas pra treinar e ir testando coisas novas. Por isso, eu tenho vários projetos de música que eu começo, e depois acabo deixando de lado pra fazer outra coisa. Eu tive então uma ideia de fazer um desafio no qual eu pego essas músicas, trabalho nelas durante um dia, e posto o resultado aqui nesse tópico, falando um pouco como foi a criação dela e quais foram as inspirações por trás.

Eu ainda estou começando, então não criem muitas expectativas, ahahah. Por isso também algumas podem ser mais curtas.

Lista de Músicas:

18/12: Slow Night
19/12: Melancholy
20/12: The Mountain
21/12: Flamelet
22/12: Skeleton
23/12: Contemplation
26/12: Efel

Bora lá!


Última edição por Tarin em Ter 26 Dez 2017, 20:29, editado 7 vez(es)
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Slow Night

Mensagem por Tarin Seg 18 Dez 2017, 22:13

Desafio: 7 músicas em uma semana 410

Então, a primeira música da semana é essa bizarrice meio retrô, meio vgm, e não consigo apontar a referência, mas tem algo nela que me lembra da música de algum sitcom. A ideia pra essa música nasceu com aquela introdução simples com as notas alternando em intervalos de segunda.

Originalmente, minha "visão"(audição?) pra ela era que seria uma música de piano, representando um estado emocional um pouco triste e frágil, mas encontrando um ponto seguro em sensações confortáveis de família, amigos, etc. Meio brega, eu sei.

A harmonia do refrão, com aqueles sintetizadores meio anos 80, começa alternando entre acordes de lá maior e lá menor. Isso passa uma sensação um pouco incerta, acho, como se a música estivesse buscando um ponto pra se fixar, mas no fim ficando decididamente numa escala maior. Essa ideia se manteve do conceito original da sensação de fragilidade e conforto que eu queria passar, mesmo conforme a música foi evoluindo.

A parte final da música tem uma modulação(troca de escala) de Lá pra Si, que eu queria tentar fazer como um teste. Ficou uma mudança um pouco drástica, mas eu gostei do efeito, então deixei. Quando eu tiver mais tempo, vou melhorar as transições das várias partes da música. A primeira transição entre os refrões (00:30~00:50) ficou bem vazia, então com certeza vai ser uma parte que vou melhorar no futuro. Outra coisa é que quando eu fiz o upload da música pro SoundCloud, ela perdeu um pouco da qualidade e deixou alguns instrumentos um pouco estranhos, tsk.

O nome não é nada muito bem pensado, pra dizer o mínimo. Ele veio da ideia de que seria uma música com um tema noturno, e que seria lenta. Ahahahah.

Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Re: Desafio: 7 músicas em uma semana

Mensagem por Thear Ter 19 Dez 2017, 00:03

Boa sorte com seu próprio desafio!

Gostei do banner da musica.
Essa primeira música não é meu estilo, como imagino que saiba. Muito retro gaming.
O nome dela... encaixa, eu acho? Eu consigo imaginar alguém caminhando sozinho pelas ruas enquanto a noite acontece ao seu redor.

Como acha que essa música se compara, em qualidade (em sua opinião), com as demais que vão saír nesse desafio?
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Re: Desafio: 7 músicas em uma semana

Mensagem por Tarin Ter 19 Dez 2017, 13:21

Eu sabia que tu não ia gostar, lol. Eu não gostei muito de como ficaram os instrumentos dela tambem , ficou ainda mais distorcido e retrô do que originalmente depois do upload.

Acho que em comparação com as outras... Quem sabe essa tenha mais coisas acontecendo ao mesmo tempo do que a maioria, mas acho que algumas outras são mais agradáveis. A ideia é todo dia tentar melhorar o máximo posível tambem, então vamos ver! Não é a minha preferida tambem, se isso diz alguma coisa, lol.

Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Melancholy

Mensagem por Tarin Ter 19 Dez 2017, 21:49

Desafio: 7 músicas em uma semana 510

Essa é mais simples, só com piano e alguns sintatizadores pra dar um toque mais sinistro. Originalmente ia ter um violino também, mas achei que ia ficar muito... meloso. Essa música é meio que um remix de uma outra música que eu fiz faz um tempo, A Little Pain. Um remix triste de uma música já triste.

Ela é a única música só de piano que vou postar nesse desafio, acho. Eu geralmente começo a compor melodias com piano, e depois passo pra outros instrumentos, mas nesse caso queria tentar fazer uma música só com piano e ver se conseguia deixar interessante. É difícil! Pequenos detalhes se tornam extremamente importante pra música não ficar genérica ou monótona quando não tem nenhum elemento fora a melodia, harmonia e rítmo pra sustentá-la.

Pro piano, eu usei as gravações da Ivy Audio, com o plugin sforzando pra tocar elas no FL Studio. Como a música é basicamente só piano, achei que ia ser bom que tivesse um som mais rico, hehe.

Porem, teve um bug bizarro com o sforzando que fez uma nota ficar mais alta que o normal(1:03). Eu tentei consertar, mas ficou pior ainda e começaram a faltar notas na música quando eu exportava do FL Studio, lol. Não sei se é problema do sforzando ou do FL Studio, mas é bem irritante!

Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Re: Desafio: 7 músicas em uma semana

Mensagem por Tomate Ter 19 Dez 2017, 21:57

Gostei do projeto.

Gostei mais da primeira música, eu gosto de algumas paradas retrôs mas que conseguiriam se encaixar em alguns tipos de historias (mentalmente).

Gostei da segunda também, eu curto o piano. Mas músicas do piano são mais interessantes em trilhas sonoras e "ao vivo" do que escutarmos ela inteiramente em um fone de ouvido.

Espero que você consiga terminar o desafio.
Tomate
Tomate
"Lerei"

Mensagens : 164
Data de inscrição : 15/02/2016
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Re: Desafio: 7 músicas em uma semana

Mensagem por Tarin Qua 20 Dez 2017, 02:09

Valeu, Tomate!

Eu concordo que músicas de piano podem ficar meio chatas de ouvir sozinhas, mas de vez em quando bate um clima, ahaha.

Eu tentei escolher músicas mais variadas pra esse desafio, pra ficar mais interessante e me desafiar mais também. Então vão aparecer umas músicas mais diferentes até o fim da semana ainda.
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty The Mountain

Mensagem por Tarin Qua 20 Dez 2017, 20:31

Desafio: 7 músicas em uma semana 210

Quando tive a ideia do desafio, essa música era simplesmente uma ideia que eu tinha anotado só em papel mesmo, de uma música baseada ao redor de uma melodia desses sininhos/sintetizadores agudos. Quando eu estava fazendo a Slow Night, eu tive uma ideia de fazer uma seção "dance" no meio dela, mas acabei decidindo que não combinava com o resto da música. Acabei então combinando essa ideia com a música dos sininhos e virou essa aqui.

A guitarra eu achei que ia dar um toque legal, embora eu não conheça nada de guitarras de verdade, lol. Essa é a única música do desafio na qual eu usei uma batida pronta (que eu baixei do Music Radar), pra variar um pouco e por eu ter gostado bastante dela quando ouvi.

Um elemento que eu adicionei e acabei gostando foi o baixo que aparece na segunda metade da música, que lembra um pouco um rítmo de relógio e adiciona uma sensação meio tensa pra música. Eu adoro música dance com uma sensação apocalíptica, então fechou bem pra mim.

Quando eu falei pro Thear que a Slow Night tinha mais coisas acontecendo ao mesmo tempo que a maioria, é porque eu não tinha feito essa aqui ainda, lol. Essa é a música com mais elementos que eu já fiz, eu acho. Tem vários efeitos sonoros que eu coloquei no fundo pra dar mais ambientação, como som de vento, trovão e sinos batendo. O último refrão tem um monte de instrumentos ao mesmo tempo, então não sei se não ficou muito bagunçado. Eu gosto do efeito, particularmente.

Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Flamelet

Mensagem por Tarin Qui 21 Dez 2017, 20:49

Desafio: 7 músicas em uma semana 610

A ideia pra essa música apareceu um dia quando eu estava na cama, quase dormindo, e surgiu a inspiração pra uma batida, que eu saí correndo pra anotar. Ahaha. Eu tinha pensado primeiro em fazer uma versão mais longa, com várias partes diferentes que iam evoluindo, mas sempre mantendo essa mesma batida no fundo. A estrutura ia ser parecida com uma outra música minha, Stardust.

Porem, eu tive a ideia no meio de adicionar a flauta, e imediatamente gostei da sonoridade e mudei a direção da música. Aqueles violinos dramáticos no fundo vieram logo depois, e acho que dá um efeito um pouco cinemático? Eu quis tambem fazer duas flautas com melodias concomitantes pra deixar a música mais interessante.

Como essa música tem várias melodias e harmonias diferentes ao mesmo tempo, eu tentei pensar bastante na composição dela e usar todo o conhecimento de teoria músical que eu tenho pra fazer tudo fluir de um jeito agradável. Uma coisa que eu fiz foi usar a função do FL Studio de colorir as notas pra me ajudar com a harmonização da música.

Desafio: 7 músicas em uma semana Colorf10
Ficou bem colorido, lol



Essa foi a música que mais deu trabalho até agora, e a que eu mais quero melhorar no futuro. Acho que a melodia das duas flautas ficou um pouco enrolada, e eu queria tentar fazer algo mais simples e memorável. Quem sabe um desafio futuro pode ser pegar as 7 músicas desse desafio e refazê-las, quando eu for mais habilidoso?

Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Re: Desafio: 7 músicas em uma semana

Mensagem por Thear Qui 21 Dez 2017, 22:01

É, eu diria que Flamelet foi a melhor ate agora.

Consistentemente, cada uma esta sendo melhor que a anterior, ao meu ver.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Re: Desafio: 7 músicas em uma semana

Mensagem por Tarin Sex 22 Dez 2017, 04:59

Hmmmmm, estou curioso pra ver o que tu vai achar da música de hoje agora, ahahahahah.
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Skeleton

Mensagem por Tarin Sex 22 Dez 2017, 19:43

Desafio: 7 músicas em uma semana 110

Ok. Essa música. Ahahah.

Eu adoro músicas com baixo pesado, meio drum'n'bass, breakbeat, anos 90, e quero bastante eventualmente fazer músicas nesse estilo. Essa música aqui foi uma das minhas primeiras tentativas em fazer algo assim, mais pesado e focado na batida e baixo. Eu adicionei uns elementos mais melódicos nela pra não ficar muito estática, principalmente a seção final da música com o sintetizador super energético.

Eu primeiro fiz a batida seguindo um tutorial, mas não segui até o fim porque... é um daqueles:

Desafio: 7 músicas em uma semana Art-tu10
Nesse caso, foi o passo 5



O passo 5 seria pegar a batida pronta, jogar em algum programa sequenciador que geraria vários loops, escolher os melhores e fazer a estrutura da batida a partir deles. Eu não faço a mínima ideia de como fazer isso, então eu só peguei a batida normal e apliquei uns efeitos do FL Studio pra dar uns efeitos de glitch/cortes de vez em quando.

Tem vários elementos eletrônicos, meio glitch que eu coloquei no fundo da música. Bastante da minha inspiração/incentivo pra fazer música é eventualmente usar músicas em projetos de jogos, então eu sempre tenho uma vaga ideia de como que as músicas que eu faço poderiam ser usadas num jogo. Nesse caso, acabou me passando a impressão de uma música de batalha (contra um esqueleto!). O efeito sonoro no final foi uma maneira de quebrar um pouco a atmosfera mais agressiva da música com um pouquinho de humor, hehe. O esqueleto desabou numa pilha de ossos!

Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Re: Desafio: 7 músicas em uma semana

Mensagem por Tomate Sex 22 Dez 2017, 22:23

Ok, vamos lá. Gostei de Flamelet mas não tanto quanto as outras, não que não esteja boa mas acho que as flautas me irritaram um pouco e eu fiquei meio incomodado.

Me surpreendi com Skeleton. Escutando rapidamente pensei que não tinha gostado, mas depois percebi que gostava mais que as outras músicas, acho que é a minha preferida do seu projeto.
Tomate
Tomate
"Lerei"

Mensagens : 164
Data de inscrição : 15/02/2016
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Re: Desafio: 7 músicas em uma semana

Mensagem por Thear Sáb 23 Dez 2017, 18:27

Ok... Similar ao Tomate. Inicialmente eu não gostei de Skeleton, mas minha opinião melhorou bastante na segunda vez, e ainda mais na terceira. Achei bem elaborada em complexa, apesar de que realmente é um pouco agressiva demais por meu gosto, e tem um tipo de batida artificial que quase sempre me desagrada em musicas.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Contemplation

Mensagem por Tarin Sáb 23 Dez 2017, 22:09

Desafio: 7 músicas em uma semana 310

Essa aqui passou por muitas iterações antes de vir esse resultado. Ela veio de uma das primeiras músicas que eu fiz no FL Studio, no começo de 2017. Era uma música meio lenta, com violão e piano, e um refrão meio dramático. Depois de brincar bastante com ela, eu acabei fazendo uma parte de violão que acabou virando a base pra essa música de agora, que agora é o começo da música(0:00~0:10) e o final(1:14~1:43).

Eu estava com uma dor de cabeça forte hoje mais cedo e não consegui mexer tanto quanto queria nessa música. É um dos riscos de um desafio diário desses, fazer o quê. Eu acho que a acústica dela poderia ser bem melhorada, os sons ficaram meio estridentes em algumas partes e muito baixos em outras. Ainda mais porque o sintetizador de violão que eu usei, Spicy Guitar, é um pouco instável e nem sempre toca os sons que eu quero, lol.

Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Re: Desafio: 7 músicas em uma semana

Mensagem por Tarin Dom 24 Dez 2017, 23:52

Devido a uns probleminhas IRL,  a música de hoje vai atrasar Crying or Very sad

Cheguei tão perto de conseguir terminar o desafio a tempo, lol.
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Efel

Mensagem por Tarin Ter 26 Dez 2017, 20:28

Desafio: 7 músicas em uma semana 710

Desculpem o atraso! Dois dias depois do prazo, finalmente estou postando a última música. Acabou atrasando por vários motivos, mas o principal é que... Lembram quando eu falei que nesse desafio, eu ia pegar músicas que eu já tinha iniciado e trabalharia nelas por um dia? Então, eu menti, ahaha.

Quer dizer, era verdade pras seis primeiras, mas essa música aqui eu fiz do zero logo quando comecei o desafio. Eu até tinha alguns outros projetos que podia continuar, mas nenhum deles me agradava muito, alem de que todos eram um pouco parecidos com alguma outra música que já estava no desafio.

Como eu escolhi começar essa música de última hora, o conceito inicial era o menos elaborado das sete músicas, e acabou que eu refiz ela várias vezes até chegar em algo que eu gostasse. No fim, eu só usei uma pequena parte do baixo da música original nessa versão final, lol. Ela ia ser originalmente uma coisa meio séria, com uma batida de marcha e uns pianinhos leves no fundo. Pensem em algo como CORE(Undertale) ou Black Omen(Chrono Trigger).

A versão na qual eu cheguei é essa coisa estranhazinha com sons de caixinha de música, violinos e percussão de garrafas de vidro. Eu achei que ela ficou com bastante personalidade, e poderia encaixar como tema de algum personagem ou algo assim. Essa foi a primeira música na qual eu fiz que termina com um "fade out", porque achei que dava uma impressão legal de continuidade.  Pros violinos, eu usei o pacote da Versilian Studios Chamber Orchestra, que disponibiliza alguns instrumentos na versão gratuita.

De novo deu um bug estranho com o upload pro soundcloud! Tem uma parte em 0:32 que parece que a batida "estoura" o limite e fica estranho. Isso não acontece no arquivo wav que eu tenho no meu computador, então sei lá porque acontece isso no upload...

Bom, é isso, então! Eu vou fazer um último post com os meus pensamentos gerais sobre o desafio ainda, assim que puder~



Última edição por Tarin em Seg 01 Jan 2018, 04:37, editado 1 vez(es)
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Re: Desafio: 7 músicas em uma semana

Mensagem por Thear Ter 26 Dez 2017, 20:37

Nossa! Achei bem divertida. Tipo... divertida realmente é a palavra.

E soa bastante unica. Omedetou!
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Re: Desafio: 7 músicas em uma semana

Mensagem por Tarin Qua 27 Dez 2017, 04:34

Arigatou, Thear! Eu tentei deixar ela meio... travessa, lol.


Ok, pra encerrar a semana, vou primeiro dar uns detalhes gerais de composição sobre cada música, pra quem se interessar:

MúsicaEscalaAndamento
                                                                       
Slow NightLá Maior95BPM
MelancholyLá Menor135BPM
The MountainLá Menor120BPM
FlameletRé Menor100BPM
SkeletonLá Menor170BPM
ContemplationRé Maior90BPM
EfelFá Menor130BPM
(Andamento é a velocidade medida em BPM, batidas por minuto)

Eu deliberadamente tentei variar a escala depois de The Mountain. Flamelet originalmente era em Lá menor tambem, mas troquei pra Ré menor pra não ficar tanto Lá, lol. A velocidade das músicas ficou bem diversa, e isso já era minha intenção desde o começo, que todas as músicas fossem bem variadas.

Mesmo com Efel tendo demorado tanto pra sair, acho que a música que mais me deu trabalho foi Slow Night, na verdade. Acho que de todas, é a que teve a inspiração mais vaga, e isso me deu bastante dificuldade de apontar o que eu queria incluir na música. Menção honrosa pra Skeleton, que tenho quase certeza de que ficar ouvindo ela alta o dia inteiro quando estava mexendo nela foi a razão de eu ter ficado com uma dor de cabeça forte nessa semana.

Uma coisa que me irritou tambem foram os problemas no upload do soundcloud que afetaram um pouco a qualidade de algumas músicas. A mais problemática nisso foi a Slow Night, que realmente soa bem diferente no soundcloud, mais abafada. As outras tiveram detalhes menos perceptíveis, mas no geral acho que todas perderam um pouco de qualidade no upload.

Ah, falando em soundcloud, ele tem uma função interessante que detecta o gênero de cada música e recomenda eles como tags. Os gêneros que ele colocou pra cada música da semana são:

Slow Night: Eletronic, Trip Hop
Melancholy: Classical, Piano
The Mountain: Electronic, Ambient, Downtempo
Flamelet: Electronic, Ambient, Downtempo
Skeleton: Electronic, Drum & Bass, Techstep
Contemplation: Electronic, Ambient, Downtempo
Efel: Jazz, Smooth Jazz

Não sei tanto assim de gêneros pra realmente classificar, mas olhando por cima... Parece ok? Embora um pouco vago em algumas. Aquele Techstep no qual ele classificou a Skeleton eu nem conhecia, mas pesquisando um pouco, parece que realmente é algo que soa como Skeleton, embora quem sabe um pouco menos pesado.  

Bom, acho que é isso. Mesmo com o pequeno atraso, eu considero o desafio um grande sucesso. Eu nunca foquei tanto em música por uma semana, em todos os dias eu mexi no FL Studio por 5~8 horas. Eu aprendi um pouco sobre teoria músical, um pouco sobre produção e uso de filtros, e no geral melhorei meu conhecimento de música e composição. Yay!
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Re: Desafio: 7 músicas em uma semana

Mensagem por Thear Sáb 06 Jan 2018, 22:51

Então. Ouvi tudo novamente e reavaliei minhas preferencias. Em ordem da melhor para a pior:

Efel
Flamelet
The Mountain
Skeleton
Contemplation
Melancholy
Slow Night

Espero que faça mais desses no futuro^^ Já deu a impressão que tu melhorou no decorrer da semana, então um novo desafio deve dar resultados ainda melhores.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Re: Desafio: 7 músicas em uma semana

Mensagem por Tarin Dom 14 Jan 2018, 10:31

Obrigado, Thear ^^

Vou fazer mais desafios, com certeza.

Acho que um ranking meu ficaria...

Skeleton
Efel
Flamelet
The Mountain
Contemplation
Melancholy
Slow Night

Quase igual, só trocando Skeleton! Ahaha.
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Desafio: 7 músicas em uma semana Empty Re: Desafio: 7 músicas em uma semana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos