Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pensamentos sobre "Channeru Wa Sono Mama!"

Ir para baixo

Pensamentos sobre "Channeru Wa Sono Mama!" Empty Pensamentos sobre "Channeru Wa Sono Mama!"

Mensagem por Thear Seg 14 Set 2020, 17:07

Continuando meu Desafio de 10 Anos, hoje vou falar sobre a série "Channeru Wa Sono Mama!", que tive que assistir ao longo de 14 dias.


Pensamentos sobre "Channeru Wa Sono Mama!" Channe10



Channeru wa sono mama! ("Se Liga no Erro" é o titulo em português), é uma série japonesa de 2019, dirigida por Motohiro Katsuyuki, produzida pela Production I.G e a HTB, e baseado no manga homônimo de Sasaki Noriko. É uma comédia bem leve, com apenas cinco episódios, sobre uma novata chamada Yukimaru Hanako numa rede de televisão local de Hokkaido.

Uma das coisas que mais me frustra com a Netflix e a produção televisiva no geral é a falta de séries, comédia ou não, que sejam mais "leves"... "light hearted". Me irrita a obsessão com misery porn e seriedade exagerada. Mesmo quando acho uma série menos séria, ela acaba tem também uma grande chance de não dar certo. Acho meio surpreendente quão difícil é para mim achar filmes e séries de qualidade decente que sirvam também como um encerramento suave a um dia cansativo. "Channeru Wa Sono Mama!" se encaixa nesse espaço específico pra mim, pena que é tão curto. Cada vez mais me fica obvio que o que eu gosto mesmo é de "slice of life".

Não tenho muito a dizer. Bastante coisa me agradou nessa série, mas tudo feito sem que ela deixasse de ser essencialmente simples. Claro, ela apresenta detalhes do funcionamento de um estúdio de TV; aborda as personalidades e estilos profissionais de seus personagens;  contem várias tramas por episódio e algumas que correm por vários episódios, incluindo uma que inicialmente parece secundário mas que termina numa cena fenomenal no episódio 5; etc. Mas tudo isso sem deixar de ser acima de tudo uma série sobre uma garota idiota que constantemente causa problemas em seu local de trabalho com suas trapalhadas, e sobre como de alguma forma sua presença na empresa é considerada essencial.

Eu talvez tenha acabado de descrever como a série é razoavelmente complexa ao tentar argumentar que ela é essencialmente simples... Quebrei meu próprio argumento, não?

É mais um caso de eu tentar inventar algo mais interessante que o obvio para falar, sem que algo assim realmente exista. Eu simplesmente gostei da série e os poucos momentos de exagero ou súbito desaparecimento da estupidez da Yukimaru, que são os únicos defeitos óbvios que notei, não atrapalharam a experiência.

Muita coisa me chamou atenção, e terminei a série convencido de que eu deveria ter dado mais atenção à comédias japonesas do que dei ate agora.

Talvez o que mais me fascinou, sendo eu um grande fã de storytelling, roteirização e essas coisas, foi o fato de que a protagonista Yukimaru é tratada como secundária na própria estória. Ela com certeza é o núcleo de todos os eventos principais de cada episódio, mas nós quase nunca vemos as coisas do ponto de vista dela. Em vez disso acompanhamos a perspectiva de muitos outros personagens... Isso gera um mistério em torno da protagonista e uma certa acentuação na impressão de que ela é uma caricatura viva entre os humanos. Ela assume totalmente o papel de protagonista em um ponto crucial ou outro, incluindo a excelente cena final de uma trama que mencionei antes... Ah, agora entendi. A série não faz a Yukimaru deixar de ser estupida em momentos aleatórios, isso é  apenas o que acontece quando ela assume 100% esse papel de protagonista e vemos as coisas do ponto de vista dela.

Alguns de vocês talvez pensem que eu deveria pensar melhor no tema de cada texto antes de começar a escreve-lo, mas eu já aceitei que esses textos de meu desafio são praticamente um experimento de "free writing", no qual eu lentamente vou pegando o habito de escrever e atravessar bloqueios criativos. Imagino que os resultados finais desses textos acabam por ser pouco uteis, exceto como fragmentos de auto-biografia... o que talvez seja exatamente o que eles são, considerando que o Desafio de 10 Anos não passa de um pedacinho do meu Projeto Eternidade.

Fico curioso sobre como esses textos vão mudar em natureza com o passar dos anos, e se estou melhorando em escrever no geral, nesse meio tempo. Veremos em 2029, imagino.

Até lá, torço para uma segunda temporada de "Se Liga no Erro", pois gostei bastante da primeira.

Trailer: Não achei nenhum trailer no youtube. Vai lá na Netflix e assiste um episódio direto mesmo.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos