Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pensamentos sobre "V de Vingança"

Ir para baixo

Pensamentos sobre "V de Vingança" Empty Pensamentos sobre "V de Vingança"

Mensagem por Thear Sex 28 Ago 2020, 18:00

Nesse texto do meu Desafio de 10 Anos, vou falar sobre o filme V de Vingança.


Pensamentos sobre "V de Vingança" V_for_10

V de Vingança é um longa metragem em live action de ação e drama, de 2005. Foi dirigido por James McTeigue e inspirado na  graphic novel de mesmo nome, por sua vez escrita por Alan Moore. É sobre um futuro distopico totalitário no Reino Unido, onde um revolucionário mascarado conhecido apenas como "V" luta para derrubar o governo, tudo visto sob a perspectiva de uma jovem chamada Evey.

Eu vi esse filme várias vezes na vida, mas a ultima faz mais de 8 anos. Eu sempre gostei muito dele, mas por alguma razão nos últimos anos passei a imaginar que "quando eu rever, provavelmente será uma certa decepção". Não foi, o filme ainda é muito bom. Nenhuma obra prima, mas muito bom mesmo assim.

Alem do bom ritmo, atuações e personagens cativantes e das cenas icônicas, o que destaca o filme e me surpreendeu foi o quão atual ele é. "Wait, isso não deveria ser obvio?" você pergunta, visto que se trata de um filme sobre luta contra um regime fascista. E você estaria um tanto certo... é claro que um filme com essa sinopse teria paralelos com questões politicas atuais, mas... as conexões são bem mais intensas do que o esperado, e seria fácil pausar o filme meia duzia de vezes em seu decorrer para conversas sobre elementos do mesmo que se relacionam a noticias do mundo real do ultimo ano.

Sério. A trama mostra governos usando pandemias e vírus como justificativa para se tornar mais autoritários e eventualmente totalitários; mostra ataques simbólicos contra monumentos históricos que não mais representam o povo; extrema xenofobia e racismo; propaganda e fake news; a fragilidade de pessoas não heteronormativas ante estados autoritários após um período de liberalização; e mais.

O filme trás muita "comida para pensamento". Conta também com algumas boas cenas de ação e estetica bonita, que viria a inspirar a identidade visual dos movimentos "Anonymous" anos depois de seu lançamento.

Inclusive, acho interessante notar que V é tratado pelo filme praticamente como uma personalização de uma revolução, fazendo quase tudo sozinho e até mesmo agindo de maneira muito questionável em certo momento, como revoluções frequentemente fazem. É quase como se a trama do longa fosse uma metáfora que acrescenta um personagem específico para se referir a uma revolução como um todo. Fico curioso sobre como seria uma releitura dessa estória que eliminasse o personagem, e dividisse suas ações entre as massas diversas e complexas que geralmente compoe revoluções no mundo real.

Isso me deixou ainda mais curioso para ler a Graphic Novel. Talvez devia te-la lido antes de ver o filme. Ouvi dizer que o filme não é uma adaptação tão fiel assim, mudando a caracterização ou retratação de "V" de modo a deixa-lo muito próximo de um herói (apesar de que como indiquei antes, ele sai MUITO dessa definição em certo momento do filme, agindo de maneira absolutamente sádica). A HQ talvez aborde melhor a bizarra glorificação que V faz de Guy Fawkes, que de forma alguma condiz com a natureza ou significância real do sujeito. Alias, vocês sabiam que a palavra "guy" do inglês é derivada justamente de Guy Fawkes?

Anyway, o filme é muito bom, assistam. Enquanto isso, vou adicionar a Graphic Novel à minha lista.


Trailer:

Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos