Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pensamentos sobre "Efeito Borboleta"

Ir para baixo

Pensamentos sobre "Efeito Borboleta" Empty Pensamentos sobre "Efeito Borboleta"

Mensagem por Thear Ter 19 maio 2020, 21:01

Recentemente eu assisti "Efeito Borboleta" para o meu Desafio de 10 Anos, bem atrasado, mas fiz. Deveria ter assistido no começo do maio.


Pensamentos sobre "Efeito Borboleta" Buter10


Efeito Borboleta é um filme de 2004, escrito e dirigido por Eric Bress. É sobre um homem que tem desmaios e perda de memória a vida toda, até que quando adulto subitamente descobre ter a habilidade de retornar a esses momentos perdidos (ou fazer com que sejam perdidos para seu eu passado ao retornar a eles) e controlar suas ações, assim alterando o passado e consequentemente o presente.

E é um filme bastante chocante, dramático.. Pesado. Numa das execuções mais clássicas do recurso narrativo "não mexa com o tempo", o filme mostra como qualquer tentativa de melhorar o presente alterando o passado gera consequências negativas imprevistas. A vida não é tão fácil de controlar mesmo pra um viajante no tempo.

Pra ser justo, varias das tentativas do protagonista eram bem impulsivas e descuidadas... Mas considerando as situações extremas em que continuava sendo jogado, é de se esperar que ele não seria totalmente racional.

Anyway, eu gostei do filme, apesar de não o achar nada especial. Mesmo com aquela famosa falha de roteiro no meio (com os sinais nas mãos). É um drama interessante, é fácil se envolver com os personagens e passar a se importar com eles, e gera bastante "comida para pensamento". Quais momentos você mudaria na sua própria vida? Correria tais riscos?

Poucos anos atrás joguei Life is Strange, que tem conceitos parecidos, e também insiste no ponto de que "mudar o passado gera consequências negativas demais". É um dos meus jogos favoritos, e acho que influencia meu pensamento sobre o assunto bem mais que esse filme poderia.

Acho que se eu tivesse as habilidades do protagonista de Efeito Borboleta ou até as bem mais poderosas habilidades da Max de Life is Strange eu me corromperia rapidamente e me encurralaria em situações inescapáveis rapidamente. Nunca saberia lidar com o excesso de possibilidades novas e perdidas.

Mas... as vezes aparece no reddit ou pela internet no geral alguma pergunta tipo: "se você pudesse retornar a um certo ponto no seu passado, com todas as memórias e conhecimentos que tem agora, e continuar sua vida a partir daquele ponto, você faria?"

Essencialmente perguntando se você aceitaria recarregar um save antigo de sua vida e continuar dali mantendo sua mente atual. Isso eu faria, sem sombra de duvidas. Provavelmente voltaria aos 10 anos de idade por aí... Todos os anos entre aquele momento e agora envolveriam certos momentos de agonia por saber certas coisas que estão por vir (incluindo a pandemia atual) e não ter tantos meios de evitar, mas acho que a possibilidade de aproveitar melhor certas oportunidades que perdi; evitar alguns erros críticos; e melhorar drasticamente minhas chances de ter uma vida melhor agora e no futuro seriam tentações fortes demais, caso algum gênio de lampada me oferecesse a chance de fazer isso.



Trailer:

Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos