Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sete curtas de animação para assistir nessa semana (37)

Ir para baixo

Sete curtas de animação para assistir nessa semana (37) Empty Sete curtas de animação para assistir nessa semana (37)

Mensagem por Thear Qua 18 Set 2019, 05:13

Minha vez novamente de apresentar sete curtas! Divirtam-se! Gostei especialmente de ver "Cassette Girl", mas talvez seja necessário bastante contexto pra realmente apreciar aquele o máximo possível.

Sete curtas de animação para assistir nessa semana (37) Fat10


Índice com as semanas anteriores.


Popeye the Sailor Meets Sindbad the Sailor (1936)

Sete curtas de animação para assistir nessa semana (37) Popeye10
Dirigido por Dave Fleischer e Willard Bowsky, indicado ao Oscar de melhor curta de animação em 1937.

Esse é um dos mais antigos do desafio ate agora.
Nesse curta, parte da série original de animações do Popeye, o personagem encontra com o lendário marinheiro "Sinbad", que estéticamente é o "Brutus", tradicional rival do Popeye.

Eu nunca fui um grande fã do Popeye, mesmo quando criança. Não me agradáva muito um marinheiro machão e invencível cujas estórias eram essencialmente sempre a mesma. Also, era claramente propaganda da grande industria do espinafre.
Mesmo o uso de um personagem um pouco diferenciado não muda esse padrão aqui.

Ainda assim é sempre um pouco interessante ver animações dessas bem antigas, e perceber como elas eram bastante caprichadas, dentro de seus limites.

Mas o audio obviamente é muito limitado pela tecnologia, pode ser bem difícil entender o que Sindbad esta dizendo em alguns momentos. Felizmente, o video que linkei tem legendas em ingles de otima qualidade. Essencialmente closed caption.
E contando que tu consiga entender o dialogo, ele é ate bem engraçado. Comédico sem interromper a cena pra chamar atenção pro humor, o que é sempre positivo. De alguma forma a dublagem low-effort do Popeye o torna mais engraçado... Ok, que isso. Eu meio que fui negativo no começo porque não tenho boas memórias de Popeye no geral, mas tenho que dizer que esse curta é bom.
Assista ao curta aqui.



Dada (1997)

Sete curtas de animação para assistir nessa semana (37) Dada10
Dirigido por Piet Kroon.

Esse curta pode ser um pouco perturbador, só pra avisar.
É sobre um mundo onde o conhecimento e o conteúdo na cabeça das pessoas no geral é representado por livros literais, que outros podem ver claramente e ate interagir.
Pessoas com muitos livros sobre a cabeça são admiradas, e o personagem principal é um pai de familia que quer equilibrar vários livros na cabeça ou, se não ele, que pelo menos um filho consiga realizar seu sonho.

Mas não é um daqueles casos de um pai esforçado querendo ajudar seu filho, mas sim o de um pai obsessivo que vê a criança como uma extensão do próprio ego e quer usa-lo pra atingir seus objetivos.
Mas seu filho... não aprende bem, pelo jeito. Será que tem algum deficit de aprendizado ou... ?
Curta bastante criativo, comentando sobre conhecimento e aprendizado no geral. Não tão divertido, no entanto.

O nome do curta talvez seja uma referência ao movimento artistico "Dadaismo"? Infelizmente não sei o bastante sobre o movimento pra comentar.
Assista ao curta aqui.



Charade (1984)

Sete curtas de animação para assistir nessa semana (37) Charad10
Dirigido por John Minnis, vencedor do Oscar de melhor curta de animação em 1985.

Um curta bem simples sobre um daqueles jogos de charada tradicionais ao estilo britânico, no qual alguem tenta, através de mimica, fazer com que os demais participantes adivinhem um filme ou alguma outra coisa.
O personagem principal é sobrenaturalmente bom no jogo, mas de alguma forma os demais participantes são incompetentes demais pra adivinhar.

É bastante simples, comico, mas não particularmente criativo nem caprichado. Não é ruim, mas não imagino como venceu um Oscar. Talvez por fazer referências a filmes famosos, e sabemos como a Academia de Cinema adora bajulação.
Assista ao curta aqui.



Runaway (1995)

Sete curtas de animação para assistir nessa semana (37) Runawa10
Dirigido por Chris Bailey, indicado ao Oscar de melhor curta de animação em 1996.

Um curta do Mickey dos anos 90! Esse foi a ultima animação do Mickey a ser lançada nos cinemas ate "Get a Horse!", de 2013, que já vimos na primeira semana do ano.
É estranho como o Mickey é um personagem ao mesmo tempo tão mainstream e tão pouco presente em midia hoje em dia, não?

Nesse curta o Mickey esquece o aniversário de namoro com a Minnie, e ao tentar disfarçar acaba prometendo um presente que não consegue pagar, aí tem que correr atrás de um emprego. E ele não da muita sorte com o emprego, pois é "contratado" por um cientista louco.

No geral é uma aventura bem basica, em termos de roteiro. A animação é caprichada padrão Disney, mas acho que nada particularmente impressionante.
É divertido, anyway. Eu sempre gostei da voz do Mickey, apesar de não gostar tanto do personagem no geral.
Assista ao curta aqui.



Fat (2011)

Sete curtas de animação para assistir nessa semana (37) Fat10
Dirigido por Yohann Auroux-Bernard, Sébastien de Oliveira Bispo e Gary Fouchy.

Um fazendeiro da encontra um fenomeno estranho em sua fazenda, e precisa se adaptar a isso.

Não sou fã desse estilo de 3D. Parece... brilhante demais, e talvez falte "solidez"?
Anyway, o curta ate tem um conceito legal, mas acho que o utiliza de maneira muito simples, e é muito longo para o que retrata.
Assista ao curta aqui.



Ernesto (2013)

Sete curtas de animação para assistir nessa semana (37) Erness10
Dirigido por Corinne Ladeinde.

Ernesto é um menino de sete anos que percebe que ele é o unico na escola ainda com todos os dentes de leite. Aí toma atitudes absurdas pra disfarçar ou se livrar deles... Aí fica estranho.
Dentes cantantes... Certo. Pelo menos a musica é divertida, mesmo!

A arte, por outro lado, eu achei bem desagradável. Algum tipo de mistura bizarra de animação em flash com cellshade? Talvez não seja ruim, mas eu pessoalmente não curti.
Também achei a moral da estória bizarra. O garoto só foi aceito e parou de sofrer bullying quando ele tinha uma qualidade sobrenatural que os demais não tinham, ou depois, quando ele se tornou igual aos demais. Enquanto ele era diferente, sofreu bullying, e ninguem aprendeu nada.

Mas ok, nem toda estória precisa de uma moral perfeita de justiça. A musica divertida da algum valor ao curta, e acho que isso basta.
Assista ao curta aqui.



Cassette Girl (2015)

Sete curtas de animação para assistir nessa semana (37) Casset10
Dirigido por Kobayashi Hiroyasu.

Atenção, contem nudez e sexualização do corpo feminino. Tipico de animes .-.
Mais um da Japan Animator Expo. Parece se passar num futuro distante distópico em meio a uma era do gelo. Esse curta faz referências fortes a duas animações importantes na história do estúdio Gainax e da animação japonesa no geral. Vou quebrar o padrão e linka-los aqui antes de falar do curta principal.
Daicon III e Daicon IV.

É bom assistir esses dois antes, ou talvez pesquisar qual a importância deles se quiser a experiência completa de Cassette Girl.

A Protagonista e seu parceiro pilotam um mecha, e estão explorando ruinas da civilização em busca de mídias antigas, como filmes ou musica em diferentes formatos.
Nunca pensei nisso, mas faz sentido que esse tipo de busca ocorreria num mundo pós-apocaliptico, não? De certa forma, faz sentido ver toda essa cena de ação motivada por fitas cassete velhas. Mas é mais que isso.

Não é para entretenimento, as midias antigas permitem à protagonista se transformar e combater a "policia de mídia", que parece tentar manter as pessoas longe de mídias do passado. Efetivamente ocultar o passado. A protagonista meio que faz uma transformação de magical girl com elas. É absurdo e fantastico.
A arte e animação são lindas, e o visual da protagonista transformada é uma referência direta à protagonista dos curtas Daicon III e IV, que foram os primeiros trabalhos dos animadores que depois viriam a criar o estúdio Gainax, inclusive Hideaki Anno.
De certa forma, esse curta é uma grande homenagem ao passado da animação japonesa, especialmente à Gainax, de onde vários dos animadores da Japan Animator Expo acabariam vindo.
DAICON III e IV forma feitos de abertura para duas edições de uma conferência anual de Ficção Cientifica no Japão, e a Japan Animator Expo de certa forma é um conjunto de obras que herdaram do que foi começado com aqueles dois curtas. Faz sentido então que Cassette Girl tenha sido o ultimo curta da Japan Animator Expo, fechando o ciclo.
O curta é bom por si só, mas a historia que carrega consigo o torna especial. Especialmente pra um grande fã de Evangelion e do estúdio Trigger como eu.
Assista ao curta aqui.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos