Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Animais Bacanas 2: Os Crimes de Reginaldo

Ir para baixo

Animais Bacanas 2: Os Crimes de Reginaldo Empty Animais Bacanas 2: Os Crimes de Reginaldo

Mensagem por Zé Joelho Sex 16 Nov 2018, 00:11

Mágica, ritmo e nomes
Você que assistiu sacou

Animais Bacanas 2: Os Crimes de Reginaldo Animais-fant%C3%A1sticos-os-crimes-de-grindelwald-691x1024-e1539133760545

Acabo de assistir Animais Fantásticos 2: Os Crimes de Grindelwald e wow! Os efeitos especiais são tão incríveis que me fazem lembrar o porquê essa série é tão amada no cinema. Particularmente eu gosto dos três primeiros filmes do Harry Potter: Pedra Filosofeira, Alguma coisa com cobras e O Prisioneiro de Askbam (os nomes devem estar errados ou de propósito ou porque sou uma pessoa execrável). Por ser mais novo e nunca ter lido os livros, meu encantamento com a trilogia se baseava em três elementos: o novo, a criação de universo e a capacidade cinematográfica. Já vou chegar no Reginaldo.

J.K. Rowling -autora dos livros e dos roteiros da saga Animais- tem um grande talento de criação. Se os filmes antigos estão em total equilíbrio com os livros e a escrita dela, é uma ótima crescente de descobrimentos sobre o mundo, amadurecimento dos personagens e de trama e instiga o leitor/espectador a mergulhar cada vez mais. Os efeitos especiais tem grande peso nessa construção: os feitiços, seres mágicos e "aura" dos lugares eram estranhas ao mesmo tempo que convidativas, encantadoras. Os atores e atrizes, fotografia, figurino, direção de arte e do filme também mandavam muito bem, não me leve a mal.
Talvez o que tenha me feito perder o interesse nos filmes sequência fora que cada vez mais as histórias se repetiam e ficavam mais e mais confusas. Talvez eu nem tenha prestado atenção devida, porém o sentimento de assistir o 4 em diante era de "ok". Era meio massivo. Nunca fiquei com vontade de ler os livros - e talvez devesse dar uma chance.

Animal Planet ao Extremo

Em 2016 é lançado Animais Fantásticos e Onde Habitam. Talvez porque HarryPotter nunca tivesse saído totalmente da mídia principal, talvez por causa dos atores ou por causa do trailer interessante, a premissa simples de Animais Amazing me chamou bastante atenção. Aquela chama de "mundo a ser descoberto" sempre tem um certo apelo, ainda mais em mim. Adoro ler bestiários de jogos de RPG, por exemplo. Newt Scamander (personagem de Eddie Redmayne <3) não parecia o herói de sempre, o clima do início do século XX e o humor mais "diverso" (não centrado em apenas certos personagens alívio cômico, mas que também tinham sua importância). E por mais pé atrás que estivesse por causa da minha experiência com a série antiga (de 8 filmes gostei dos 3 primeiros) minha surpresa foi enorme - e inteiramente positiva. Assisti no cinema e virei fã, pelo menos dessa nova aventura. Inclusive sou Lufa-lufa.

Misturar um grande vilão com uma história que parecia ser de aventura e de exploração, voltando ao passado da série original e conseguindo expandir e explorar ainda mais o universo fez bem pro bolso de alguns e aos olhos de muitos outros. Um dia falo apenas do primeiro filme. Quero aproveitar que saí a pouco do cinema para focar apenas nos crimes de Reginaldo.

Os Crimes de Rowling
aposto que não esperava por essa

Apesar do nome dessa parte, saí do cinema com uma sensação de confusão. Não acho que tenha entendido bem o filme, para ser honesto. Diversas vezes no filme eu me pegava pensando "Pera, mas o que isso tem a ver?" ou "Nossa que legal e... Ah, acabou". E o filme é bem isso. Tem muitas ideias bem interessantes, cenas bonitas onde os efeitos especiais brilham e atuações boas que trazem personagens novos (ou nem tão novos assim) que você já se envolve um pouco. Porém há uma grande sensação de "quase" nesse filme. E por favor, o argumento de "filme de meio" não se aplica aqui; todo filme tem de contar sua história, passar suas mensagens - sei que não é lei, mas é o que esse tipo de filme propõe (e falha um pouco).
Há personagens que mudam drasticamente do filme anterior para este, há tramas apresentadas e muito pouco trabalhadas e há a volta da conveniência da magia: Nada é mal explicado ou definitivo pois tudo é mágico. Isso era um problema também na série antiga. Algumas regras de universo (mecânicas, relações entre personagens inclusive) alternam-se como mágica.

Newt Scamander é o que segura o filme, algo que inclusive no anterior era quase o contrário; ele era mais uma novidade fantástica que você queria ver, mas não dependia dele para que a trama se desenvolve-se. Quero fazer mais textos sobre ele pois é um ótimo personagem e também porque acho importante para a cultura de uma maneira geral. Mesmo sendo peça tão central do filme, com um ótimo ator que o sustenta e o dá vida, com o apoio dos Animais (que tecnicamente são a alma da nova saga), mesmo com isso tudo, as vezes o próprio Newt parece perdido como personagem. Assim como outros que teriam papel maior pareciam totalmente alheios ao que acontecia.

Vi críticas antes de ir à minha sessão e a maioria foi negativa. Alguns eu concordo, alguns eu discordo (vida, sabe como é). Porém meu principal ponto de concordância com a crítica e que quero ressaltar aqui é: O filme parece uma escorregada, uma chance desperdiçada. Apesar do primeiro te fazer se apaixonar por diversos personagens e elementos do universo, apesar dos efeitos especiais, por vezes, te fazerem querer engolir a tela com os olhos, o filme consegue deixar escapar aquele mistério que comentei no início, a exploração, o novo... Em seu lugar volta um pouco da confusão.

Tá, mas e aí?

Sempre irei aconselhar que vão ao cinema. Só filmes totalmente esquecíveis ou mesmo abomináveis devem ser vistos apenas em casa - sim, ainda acho que alguns seriam interessantes de se assistir de alguma forma. Crimes de Reginaldo está longe de ser um péssimo filme, ou mesmo ruim. É um bom filme que destoa do primeiro e incomoda quem estava se animando ou virando fã dessa nova proposta. Não desistirei e esperarei a conclusão da trilogia (se assim for).
Dá pra tirar o Johnny Depp do filme, não há desculpas: É tudo magia
Zé Joelho
Zé Joelho

Mensagens : 76
Data de inscrição : 06/06/2015
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos