A pressão de falhar

Ir em baixo

A pressão de falhar

Mensagem por Tarin em Qua 14 Nov 2018, 23:59

Ontem foi lançado um artigo bem interessante no The Atlantic sobre a "recessão do sexo". Mais especificamente, sobre a tendência de diminuição do número de jovens tendo vidas sexuais ativas e participando de relacionamentos. É um tema bem interessante para discussão, mas eu queria apenas puxar dele um ponto que foi apontado como um possível fator pra situação, que é o nível extremamente alto de pressão que as pessoas sentem pra evitar o fracasso.

Analisando num contexto de sociedade na era da internet, eu consigo pensar em primeira instância em dois cenários que podem causar esse medo; Que o fracasso é muito mais facilmente registrado e exibido pra todos, amplificando as vezes em proporções desastrosas erros minúsculos. E do outro lado da moeda, que a visibilidade desse tipo de situação, de fracassos extremos, gera uma relutância muito maior ao agir devido ao conhecimento maior das possíveis consequências de casa ato.

O medo devido à exposição a histórias de fracasso é algo exagerado. O conteúdo que é consumido na internet é hiper-focado e filtrado. Portanto, a imagem que temos da realidade através da internet fica bem divergente do que normalmente percebemos no dia-a-dia. Mas conforme mais e mais das nossas vidas são passadas na internet, essas preocupações vão lentamente se normalizando e justificando em campos que antes não entravam. As pessoas perdem empregos por causa de comentários na internet, entre outras coisas.

É interessante pensar, nessa situação, em como a internet é a primeira construção da humanidade que oferece um meio realista de imortalizar qualquer conteúdo. Pensando nisso, não é muito natural hesitar mais com cada ação que fazemos hoje em dia? Acho que o nível de pressão leva a pergunta pra um lado mais profundo, de "Será que eu devo fazer isso?", pra "Como eu quero ser visto/lembrado?".

E isso honestamente é algo paralisante em muitos níveis. No meu caso, eu tive e ainda tenho muitas paranoias em relação a escrever textos, e me comunicar no geral pela internet. Pra mim, acho que o que eu gosto de pensar sobre isso é que... Existe alguém que vai eventualmente ler tudo que eu produzi na internet, e vai tentar me entender completamente. Claro, pode ter milhares de pessoas que vão ler coisas minhas e acharem um lixo, ou que vão ler superficialmente e julgar devidamente. Mas ter pelo menos uma pessoa que tente compreender tudo que eu escreva, parece reconfortante. Porque existe uma razão pra tudo o que eu faço, assim como existe pra qualquer um. É basicamente uma grande alegoria com o objetivo de me fazer ser "verdadeiro à mim mesmo".

Enfim, maluquices e oversharing. O que acham do tema?

ProjetosMúsica
GitHubSoundCloud
Tarin
Admin

Ver perfil do usuário

Permissão deste fórum: