Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Song Exploder - Podcast de produção musical

2 participantes

Ir para baixo

Song Exploder - Podcast de produção musical Empty Song Exploder - Podcast de produção musical

Mensagem por Tarin Qui 02 Ago 2018, 20:09

Song Exploder - Podcast de produção musical Songex10
Recomendação rápida hoje.

Nos últimos tempos, fiquei interessado em pesquisar podcasts de música, mais especificamente sobre a artesania do que a cultura, como muitos costumam ser (embora eu tambem adore esse lado). Um que andei ouvindo bastante é o Song Exploder, "O podcast no qual os músicos desmontam suas músicas, e peça por peça, contam a história de como elas foram feitas."

O anfitrião é Hrishikesh Hirway(ele fala no começo de todos os podcasts, mas nunca consegui pegar o nome. Agora que vi escrito, entendi o porquê). Ele é um músico e compositor, mas esse podcast parece ser a maior coisa que ele já tenha feito na carreira. Ele tem uma presença bem pequena nos podcasts, sendo compostos quase inteiramente pelas falas do músico. O anfitrião interfere de vez em quando pra explicar alguma coisa que o músico falou sem esclarecer o que era, como nomes de tipos de instrumentos, pessoas mencionadas, etc.

Os artistas disponibilizam as 'stems' (todas as faixas de instrumentos/vocais/etc que compõem a música) separadas para o podcast, descrevendo a criação dos vários elementos enquanto a parte mencionada toca no fundo. E no fim do podcast, é tocada a versão final da música. Isso dá um efeito muito legal de ver como as pequenas partes mencionadas em detalhe no episódio se juntam, as vezes de jeitos inusitados e surpreendentes. Por isso, acho que esse podcast é melhor ainda nos episódios com músicas que você não conheça, pra ter a experiência de tentar "desenhar" a música aos poucos pelas descrições e pedaços, e só depois descobrir como é a música inteira.

Descobrir músicos novos tambem é um ótimo uso desse podcast. No geral, os músicos que participam são de cenas mais indie, embora tenha alguns bem grandes que já participaram de lá, como Lorde, Gorillaz ou Arcade Fire. Alem de conhecer a música, dá pra conhecer a personalidade dos músicos e ouvir um pouco sobre como é a vida e a profissão deles. Tem vários que me causaram uma impressão maior pelas anedotas e histórias bizarras que contaram do que pelas músicas, ahaha.

Link pro site
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Song Exploder - Podcast de produção musical Empty Re: Song Exploder - Podcast de produção musical

Mensagem por Thear Sex 03 Ago 2018, 01:19

Ah! Nice.

Confesso que a princípio não me interessou tanto... Mas quando tu mencionou que peças diferentes são mostradas no decorrer da musica, para então juntar tudo no final, fiquei curioso.

Vou baixar alguns episódios pra ouvir no trabalho.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos