Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ismália, do CD de Emicida

2 participantes

Ir para baixo

Ismália, do CD de Emicida Empty Ismália, do CD de Emicida

Mensagem por Tomate Qui 14 Nov 2019, 22:33

Em meio a tantos casos de racismo no país e no mundo, o novo CD de Emicida — “AmarElo” — surge no horizonte e, com ele, uma das melhores músicas do ano: “Ismalia".

Antes de falar da canção, é importante lembrar que esse nome pode não ser estranho já que vem do poema de Alphonsus Guimarães. E, durante a música, a inestimável Fernanda Montenegro aparece para recitar o poema aos ouvintes.

A atriz e locutora é apenas um dos excelentes motivos para apreciar a música; coloca ainda mais peso, emoção e reflexão a todo o cenário que a música traz consigo.

A obra tenta — e consegue — em todos versos mostrar como é difícil ser preto (e pobre) no país. Se ascender é difícil, entrar no topo é quase que impossível e, se for possível, permanece impossível. E é nisso que Emicida recinta:

Olhei no espelho, Ícaro me encarou
Cuidado, não voa tão perto do Sol
Eles num guenta te ver livre, imagina te ver rei
O abutre quer te ver de algema pra dizer: Ó, num falei?!

Icaro que, na mitologia grega, tenta voar mais alto com suas asas de penas e madeira, usando cera para unir esses elementos. Seu pai avisa para que não voe tão alto, se não poderia cair porque a cera pode derreter ao ficar muito tempo exposta no sol e, se for muito alto, certamente não sobreviverá. Ícaro ignora seu pai, voa em um dia ensolarado muito alto e sobre a encosta rochosa. E a cera começa a derreter. Ícaro cai. Ícaro morre.

O negro é Ícaro, querendo voar cada vez mais alto e alcançar as nuvens; e, claramente, o aviso é do homem rico e branco que fala para não voar tão longe se não vai cair. E, ao contrário do pai, não é uma advertência cuidadosa. É quase que uma ordem.

E, ao se ver refletido em Ícaro, Emicida sabe que pode voar alto com suas asas…

Se cair? Que sirva de exemplo e mostre que algemado (mas com asas) é melhor do que voar alto. Mas as asas podem estar lá para que os sonhos não sejam cortados e dêem a sensação de liberdade.

E, voltando ao começo da música com a Larissa Luz, o verso resume a música:

A pé, trilha em brasa e barranco, que pena
Se até pra sonhar tem entrave
A felicidade do branco é plena
A felicidade do preto é quase

E, claro, a personagem fictícia Ismalia (?) tem sua história finalizada pela Montenegro mostrando que a música é bem composta, tem uma mixagem perfeita fazendo com que sinta o peso do tema.

Amarelo é um álbum leve. Essa faixa não. É o que o rap se tornou (e sempre foi): poesia com metáforas fazendo com que o público descubra o problema.

Amarelo é um baita álbum.
Tomate
Tomate
"Lerei"

Mensagens : 164
Data de inscrição : 15/02/2016
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ismália, do CD de Emicida Empty Re: Ismália, do CD de Emicida

Mensagem por Thear Sex 15 Nov 2019, 21:07

Eu só ouvi desse álbum "Amarelo" (a musica), ate agora. O clipe apareceu no meu youtube e eu adorei, já ouvi dezenas de vezes.

Me deu vontade de ouvir o resto após ler isso. Mas quero tirar um tempo maior pra ouvir a obra toda dele mais pra frente.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos