Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comunicação intermediada por IAs

3 participantes

Ir para baixo

Comunicação intermediada por IAs Empty Comunicação intermediada por IAs

Mensagem por Tarin Qua 08 Ago 2018, 23:36

Comunicação intermediada por IAs Comuni10
Esses tempos teve bastante discussão sobre a nova tecnologia da google de IAs que fazem chamadas de telefone pra pessoas reais. Essa tecnologia específica ainda é bem limitada e provavelmente serve mais como treinamento dos algorítmos da Google pra produtos futuros. Mas acho que a qualidade da IA chama a atenção e abre uma conversa sobre um futuro próximo de comunicação intermediada por máquinas. Com intermediada, eu quero dizer IAs traduzindo a "mensagem" de uma pessoa para outra, seja por texto, voz ou outros meios. Em um nível mais avançado, coisas como dizer pra sua IA fazer acordos com outra pessoa, desde coisas simples como trazer comida pra casa ou até coisas mais malucas como ajudantes de discurso que melhoram e reescrevem suas ideias.

A possibilidade demonstrada pela IA da Google é a de IAs "secretárias" para comunicar mensagens de níveis pequenos de complexidade pra outras pessoas. Usos profissionais ou comerciais parecem os mais fáceis de implementação e aceitação, como perguntar informações sobre algum serviço, marcar reuniões ou até mesmo realizar entrevistas de emprego.

Pra coisas como serviços e produtos, não é tão útil assim. Mas IAs que estejam evoluídas o suficiente pra conseguir entender conceitos e ideias, e reproduzir informações diversas passadas por um humano podem ter diversos usos interessantes e provavelmente inusitados. (Já estou ouvindo as teclas dos teclados dos escritores de Black Mirror) Bot que ouve uma frase e transforma numa piada? Bot que lê um texto e te resume o conteúdo do jeito que tu preferir? Bot que adapta o teu estilo de escrita pra algum outro que tu queira, como casual, formal, gírias, etc? Mandar teu celular dizer alguma coisa pra um amigo, e o celular responder o que ele falou?

Acho que uma possibilidade grande é interpretação automática eficiente. Tradução de linguagem simultânea. Essa tecnologia já existe em estágios funcionais no Google Translate e afins, e serve pra entendimento de palavras básicas. Mas uma versão avançada que realmente traduza a "mensagem" entendida no texto e permita coisas como a leitura de todo o conteúdo da internet independente do idioma ou comunicação por voz em tempo real entre pessoas falando idiomas diferentes seria algo que causaria bastante impacto social.

Vocês acham que tecnologias que comecem a introduzir intermediação de robôs na comunicação entre pessoas mais diretamente vão ser aceitas pela sociedade? Uma das maiores críticas à apresentação da IA da Google é que as pessoas não gostavam da ideia de estarem conversando com uma IA inadvertidamente. Com avisos, não acho que esse caso específico vai ter muita reação negativa, principalmente por se tratar de uma situação de trabalho. Agora, com situações mais pessoais ou casuais, pode levantar sensações distópicas no fundo estômago pra muita gente, imagino.

Vocês tem mais ideias tambem sobre como esse assunto está surgindo na sociedade ou pode surgir nos próximos anos? Comentem sobre tecnologias do momento que abordem o assunto que vocês conheçam tambem, mesmo que só tangencialmente relacionadas.


Última edição por Tarin em Qui 09 Ago 2018, 00:03, editado 1 vez(es)
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicação intermediada por IAs Empty Re: Comunicação intermediada por IAs

Mensagem por Thear Qua 08 Ago 2018, 23:52

Tarin escreveu:...Bot que lê um texto e te resume o conteúdo do jeito que tu preferir?...

Existem bots no reddit que resumem artigos de noticia. Muitas vezes cortando mais de metade ou quase 80% das partes menos relevantes dos textos. Muito util, mas as vezes me preocupo com que tipo de informação eles estão cortando.

Tarin escreveu:Acho que uma possibilidade grande é interpretação automática eficiente. Tradução de linguagem simultânea.

Tradução confiável em tempo real seria... Outro mundo. Imaginem que o conceito de aprender idiomas se torne obsoleto... Apesar de que trás a tona os vieses de idioma. Como o idioma nativa de cada pessoa influencia seu modo de pensar, ou como a pessoa tem uma personalidade ligeiramente diferente ao se comunicar em outro idioma.



Sobre seus últimos parágrafos... Comunicação assistida por AI teria várias vantagens, se usada para tornar a comunicação mais eficiente, não pra substituir comunicação casual ou intima ou sei lá.
Por exemplo, imagine ter auxilio de uma AI que já te conhece durante um debate. É bem frustrante ouvir uma opinião numa conversa e não ter a confiança de contesta-la porque tu não lembra de cor os artigos ou estatísticas ou noticias que já leu a respeito. Uma AI poderia te ajudar a encontrar essas informações rapidamente em plena conversa. Provavelmente certas pessoas vão se incomodar com esse tipo de uso... mas essas são pessoas que estão mais interessadas em vencer a discussão do que em chegar a conclusões precisas.

Quanto a usos primordiais atuais dessas coisas... Já reparou como o português das pessoas na internet melhorou enormemente nos últimos anos? Tornou tudo mais confortável e compreensível de ler. Viva os corretores ortográficos.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicação intermediada por IAs Empty Re: Comunicação intermediada por IAs

Mensagem por Zé Joelho Qui 09 Ago 2018, 20:18

A obsolescência de aprender outras línguas, ao meu ver, é algo ruim. É comprovado que aprender a falar outras línguas contribuem também em um exercício mental de se entender questões de formas diferentes, a construção e lógica de gramáticas diferentes afetam até a personalidade da pessoa. Isso eu acho interessante como nutriente pro cérebro, o que falta é acesso e um pouco de interesse popular em aprender outras línguas - muito atrelado a dificuldade de ter foco nisso, as pessoas precisam sobreviver.

Vou um pouco além: Mercado de Ações

Hoje já é uma realidade e um componente das transações no mercado especulativo a se levar em conta o uso de Inteligências Artificiais que compram e vendem ações estudando o comportamento internacional e movimentação de empresas e acionistas. É tamanho o uso que os mercados de ações tem fechado (ou paralisado suas trocas comerciais) para evitar vendas muito extensivas provindas de IA's que estão programadas para baixo risco, logo vendem tudo muito mais rápido que componentes humanos o fariam. Isso pode arruinar uma empresa ou empresário que pode ver na adversidade manobras diferentes ou ações de recuperações diferentes, que mantenha uma crença na marca. IA's já gerenciam contas de investimentos em Tesouro Direto (ou seja, investimento direto no Estado) e finanças pessoais, além de saúde e consumo na indústria de entretenimento (veja só YouTube e Netflix com suas máquinas supondo oq vc achou de algo)

IA's não deixam de ser um cérebro fora de um limitante corpo de carne - uma terceirização de exercício mental e consciência quanto a problemas. Em uma situação de expansão cada vez maior de conhecimento, formas de criação e entendimento desse conhecimento, complexo processos políticos e novas e estranhas formas de se expressar e relacionar, uma solução de terceirização é natural, porém também perigoso.
Ajudar com a dieta e saúde financeira é ótimo! Mas criar e renovar uma bolha de existência e racionalidade (consumo e criação de conhecimento e cultura em geral) é complicado e perigoso. Não digo tais coisas por medo da tecnologia, apenas aponto que devemos saber O que ela é, como funciona e como queremos que funcione.
Zé Joelho
Zé Joelho

Mensagens : 76
Data de inscrição : 06/06/2015
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicação intermediada por IAs Empty Re: Comunicação intermediada por IAs

Mensagem por Thear Sex 10 Ago 2018, 00:36

Ie, eu concordo que aprender outros idiomas não deve (no sentido de "é melhor que não aconteça") se tornar obsoleto tão cedo. É benéfico demais pra ser descartado assim que possível.

Não entendi bem sua preocupação nos últimos dois parágrafos. Pode dar um exemplo?
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicação intermediada por IAs Empty Re: Comunicação intermediada por IAs

Mensagem por Zé Joelho Sex 10 Ago 2018, 16:37

Meu primeiro ponto foi com o uso de IA no mundo da economia, no mercado de ações. Eu vejo como um problema pois são ferramentas não totalmente desenvolvidas tomando cada vez mais conta de uma área hoje base de trocas na sociedade. O dinheiro hoje é mais teórico que real. Vejo com maus olhos pois com a mentalidade imediata com que tratamos as relações no mundo atual, essas IA's terão mesma postura. Economias inteiras podem ficar reféns de decisões de IA's com a mentalidade imediatista e isso pode provocar instabilidades tremendas

Meu segundo ponto é o pessimismo mesmo com a tecnologia. Vejo como se estivéssemos automatizando tudo e evadindo as razões por trás das coisas, entende? Eu tenho noção que há maneiras de que seja assim, mas não vejo sendo de maneira diferente. Falamos acima de IAs que resumem textos, por exemplo. Dependo do que seja tudo bem um resumo, mas e o esforço mental de entender um texto? E o esforço individual de entender o pq você deve organizar ou entender algo? Quando digo terceirizar quero falar de falta de conscientização. Tem bastante gente que não entende bem como a tecnologia funciona e não quer saber, quer que funcione. Esse é o problema. Por exemplo: Quantas pessoas entendem como carne é produzida? Digo isso consumindo carne abeça. As pessoas só pensam que em algum lugar alguém mata o boi e traz pra você comer. E a área? E o tempo de reprodução? Hormônios? Isso te afeta? E a mata? O quanto isso afeta a longo prazo tanto o mercado quanto seu corpo?

Tentando mirar de volta em IA's para ficar mais prático: Como funciona a IA que resume textos? Quem a regula? Baseado em que? Como isso afetou a produção de conhecimento?
Zé Joelho
Zé Joelho

Mensagens : 76
Data de inscrição : 06/06/2015
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicação intermediada por IAs Empty Re: Comunicação intermediada por IAs

Mensagem por Thear Seg 13 Ago 2018, 02:41

Ah, sim. De fato, AIs focadas em maximizar lucros a curto prazo podem intensificar seriamente flutuações econômicas. Eu esperaria que programassem essas AIs pra maximizar lucros "no geral", assim elas focariam no longo prazo e seriam mais "calmas". Mas parece que as pessoas adoram adicionar seus vieses às maquinas.

Não sei muito sobre. Mas acho que o foco das AIs do reddit que resumem textos é remover as "enrolações" de artigos de noticia, e deixar só a noticia bruta. Não sei que vieses elas talvez tenham. No geral eu acho o conceito util. Informação bruta não precisa de floreios, só me diga a fucking noticia! O mesmo não vale para colunas ou reportagens mais aprofundadas, claro. Nesses informação bruta não basta.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comunicação intermediada por IAs Empty Re: Comunicação intermediada por IAs

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos