Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os Principais Acertos de "A Hora da Aventura"

Ir para baixo

Os Principais Acertos de "A Hora da Aventura" Empty Os Principais Acertos de "A Hora da Aventura"

Mensagem por Thear Dom 21 Fev 2016, 06:13

                   
 Os Principais Acertos de "A Hora da Aventura" Banner_718

 

Nota: NÃO tem spoilers nesse tópico.
Nota2: A Hora da Aventure = Adventure Time = AT
No final do ano passado, eu finalmente decidi maratonar todas as temporadas de "A Hora da Aventura". Eu já havia visto alguns episódios esporádicos e fora de ordem no Cartoon Network, mas só me convenci a procurar e assistir a série inteira quando um desses episódios aleatórios me fez lacrimejar. Sim, isso mesmo. A série consegue bastante dramática, em alguns momentos. 
Rapidamente alcancei os episódios inéditos, e desde então estou acompanhando cada novo episódio que sai. Por que eu gostei tanto? Não só isso... porque parece ser tão popular com adultos, a ponto de que vários (eu incluído), considerem um cartoon melhor que os que assistiram durante a infância? Bom, vamos analisar alguns dos pontos mais relevantes que fazem diferença:
 
O mundo é fantasioso e surrealista, mas consistente
Um cachorro elástico, uma princesa feita de chiclete, um estranho mestre de desejos bidimensional. Adventure Time consegue ser mais esquisito e criativo que a maioria dos cartoons, mas ao mesmo tempo se passa num mundo com regras, e essas regras não serão quebradas pelos personagens. Os personagens não vão tirar objetos gigantes de bolsos invisíveis ou derrotar um monstro gigantes colocando um esparadrapo em sua boca. Regras estabelecidas em certo ponto da história raramente serão quebradas mais tarde. Quando isso acontece, é mais por conta  de descuido dos animadores ou roteiristas do que por mera desconsideração das regras do mundo. Tudo isso permite à audiência levar o mundo do cartoon um pouco mais a sério, o que é importante para alguns dos demais pontos.
 
Humor espontâneo e casual, raramente histérico
Isso faz bastante diferença para o público mais velho. As piadas geralmente surgem espontaneamente no meio de um dialogo ou ação, e Adventure Time raramente interrompe a história para chamar atenção para a piada. As piadas raramente envolvem personagens gritando histericamente como na maioria dos cartoons de nossa (ou pelo menos minha), infância. Discrição e espontaneidade diminuem a previsibilidade de uma piada, e evitam irritar quem não achar a piada engraçada. Humor referencial para recursos narrativos típicos de RPGs ou histórias de fantasia também é comum. Lemongrab é uma exceção, claro, mas é bem feito o bastante e não aparece com tanta frequência a ponto de ficar cansativo.

 
Episódico, mas nem tanto
A maioria dos episódios é uma aventura isolada que não se relaciona a outros eventos, especialmente na primeira temporada, e com exceção da sexta, na qual talvez metade dos episódios não sejam. Mas boa parte dos episódios servem para progredir as tramas principais nas quais os personagens estão envolvidos, ou acrescentar detalhes relevantes para resolver alguns dos principais mistérios da série. São esses episódios que contem a maior parte do desenvolvimento dos personagens (sim, desenvolvimento real de personagens em um cartoon "infantil"!), e são os responsáveis em garantir que a audiência continue acompanhando a série, sempre esperando o próximo pedaço da história. Esse método é muito comum em séries live action, mas ainda é incomum em cartoons, porque geralmente ninguém espera que alguém os levaria a sério o bastante pra isso funcionar. 


Os mistérios
O que exatamente é o Lich? Uma questão de lore, só pra quem quer um entendimento maior sobre o universo da série. Como quebrar o feitiço da coroa de Evergreen? Uma questão importante que os próprios personagens estão tentando resolver, e que é importante para o progresso da história. O que houve no passado entre PB ("Princesa Jujuba"), e Marceline? Uma questão para quem quer entender melhor os personagens e, é claro, para os shippers de plantão. E varias outras. A série tem muitos mistérios, pequenos ou grandes, e os fãs estão constantemente engajados em discussões a respeito deles. Os escritores fazem um ótimo trabalho em não deixar as pontas soltas permanentemente. Uma piada aparentemente sem proposito de poucos segundos na segunda temporada é respondida na sexta temporada e esta conectada aos principais eventos dessa. Os escritores não esquecem, e os criadores de teorias agradecem. 

Os Principais Acertos de "A Hora da Aventura" Latest?cb=20121019213005


Os anos passam, e isso importa
Ok, a maioria dos personagens importantes não envelhece. Mas isso não inclui Finn, o protagonista, e isso talvez seja essencial para manter a série a longo prazo. Eu já havia me perguntado no passado sobre o porquê de séries de animação permitirem que seus personagens envelheçam. Claro, isso poderia incomodar parte da audiência conforme os personagens mudam, mas a longo prazo isso permite (também por meio da necessidade), que os escritores continuem inventando situações novas, seria mais difícil que a série eventualmente ficasse repetitiva. Talvez Os Simpsons ainda seria um cartoon bastante criativo e não estaria com sua atual baixa reputação se os personagens tivessem envelhecido desde o começo. Os escritores poderiam e teriam que inovar para acompanhar as inevitáveis mudanças. 
Adventure Time faz isso. Finn envelhece, e com isso mudam os tipos de problemas com os quais ele tem que lidar, sua personalidade, e o próprio conteúdo da série. Ao longo dos anos, AT mudou aos poucos para lidar com temas mais sérios e mais profundos. Ficou mais "madura", junto com seu público. Isso com certeza diminui as chances de que o publico alvo simplesmente passe a considera-la infantil demais e pare de assistir, certo? Céus, Finn inicialmente tinha a voz arranhada de um adolescente, e isso sumiu ao longo das temporadas, ate nisso prestaram atenção.  
Pensando nisso, seria interessante imaginar uma série de animação que começasse para um publico alvo bem infantil, 5 ou 6 anos, e continuasse por muitos anos, evoluindo com sua audiência. Isso seria interessante de discutir a respeito aqui na A0.


E mais, aqui e ali... Talvez indo mais pro pessoal agora
Além de tudo isso, tem mais algumas coisas que eu pessoalmente admiro no cartoon, e que talvez muitos admirem, mas não são coisas sobre as quais eu possa escrever um paragrafo grande a respeito pois são bastante simples de entender.
Na maioria das animações, quando algum personagem começa a cantar, é tão inatural que me dá "vergonha alheia". Cringe. Isso normalmente não acontece em Adventure Time, as músicas são normalmente bem encaixadas, frequentemente engraçadas, e algumas eu ate gosto bastante como músicas, mesmo fora do contexto do show. 
É possível se identificar com os problemas dos personagens, e alguns deles são bastante comoventes. Imagino que especialmente pra quem conhece quem sofra de alguma doença mental. Tem alguns momentos da série que contem situações desse tipo.
O vilão principal, o Lich, consegue ser genuinamente ameaçador. Na descrição do personagem no pitch original da série havia a frase, em caps lock "O LICH NÃO É ENGRAÇADO". E realmente, ele não é. Vale mencionar Adventure Time é o show de maior sucesso nos EUA para meninos de 2 a 12 anos, ainda bem que o Cartoon Network não fez os escritores amenizarem o personagem por isso. 

Os Principais Acertos de "A Hora da Aventura" 185?cb=20130917145445

Disclaimer
Que fique claro que AT tem seus problemas (especialmente na temporada 6, que prejudicou muito os números da audiência, felizmente a 7ª esta resgatando), e que não é para todo mundo. Eu não estou nesse tópico dizendo que é o cartoon para a todos governar, mas esse tópico também não é uma resenha, e o objetivo não inclui falar sobre os defeitos. Eu queria falar sobre certos detalhes que se destacam e talvez contribuam para o sucesso da série, inclusive com um publico mais velho. 

Consideração extra, não relacionada ao tema do tópico...
O Toonami costumava ser parte importante da programação do Cartoon Network, que por sua vez influenciava a programação de desenhos animados da TV aberta. Hoje em dia pelo que estou vendo aqui no site deles, o CN nem passa mais animes. Eu sempre gosto de considerar as possíveis influencias que as mídias tem nas pessoas e acho que, apesar de alguns deles serem bastante bons, os cartoons durante minha infância não eram particularmente criativos, e os animes ajudavam muito a compensar isso, ao prover todo um diferente estilo de animação criado por uma cultura tão diferente. O acesso à uma maior diversidade de ideias ajuda no desenvolvimento criativo. A menor presença de animes nas grades de programação dos canais ocidentais significa menos estímulos à criatividade. 
Felizmente, a criatividade e complexidade extras de Adventure Time ajudam a compensar parcialmente por tal ausência. E com certeza AT já influenciou e abriu caminho para alguns outros cartoons menos episódicos, como Steven Universe. Todos parte de uma tendencia nova, suponho. Tudo isso não inteiramente compensa sozinho a menor diversidade cultural na programação dos canais infantis, especialmente porque tal aumento de complexidade nos cartoons já era esperado (todas as formas de mídia se tornam progressivamente mais complexas com o tempo, o cérebro aprecia complexidade e cada geração esta mais preparada para isso). Felizmente, vivemos na era da internet, então não acho que a falta de potenciais influencias criativas sequer chegue perto de ser um problema real. 


E...
E agora que estou acompanhando Adventure Time, estou disposto a conhecer mais dos cartoons atuais. Alguns outros infantis que fazem sucesso com adultos, como Gravity Falls e Steven Universe, e também Rick and Morty, que é para adultos e do mesmo criador de minha sitcom favorita, "Community".
Mais uma mídia que estou disposto a conhecer melhor. Mais uma sub-cultura na qual mergulhar. 
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos