Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recomendação de Filme: Experimenter

Ir para baixo

Recomendação de Filme: Experimenter Empty Recomendação de Filme: Experimenter

Mensagem por Thear Dom 27 Dez 2015, 02:23

Assisti recentemente à esse filme de Michael Almereyda. 

   Não vou fazer uma review, existem vários aspectos de um filme que não sou bom em julgar (apesar de poder julgar alguns outros), então não vou tomar a iniciativa pra algo assim. Apenas mais uma de minhas recomendações.

   O filme é uma biografia parcial, focada em alguns pontos da vida de Stanley Milgram, psicólogo famoso por vários experimentos particularmente curiosos. Um deles, por exemplo, é o Experimento do Pequeno Mundo, um dos que levaram à popularização da ideia de que existem apenas seis graus de separação entre quaisquer duas pessoas. Mas o principal deles seria o experimento de Obediência à Autoridade, no qual voluntários eram levados à acreditar que estavam aplicando choques cada vez mais fortes a outro voluntário, e eram incentivados pelos pesquisadores a continuar a tarefa. 
   
   Esse experimento foi bastante polemico, já que foi considerado antiético por muitos, e uma tortura psicológica. É a partir daí que o filme leva a pensar sobre algumas das principais dificuldades de psicologia como ciência, que até acabam por faze-la não ser levada tão a sério por acadêmicos de áreas mais exatas. A psicologia tem muitas variáveis o que torna difícil sequer desenvolver um teste viável e reproduzível, e mesmo que seja feito ainda resta a questão ética, muitas hipóteses e ideias discutidas na psicologias não poderiam ser testadas sem violações graves e em larga escala de direitos humanos. Avanços na neurologia podem facilitar a questão com o tempo, quem sabe. 

   Anyway... Não é necessariamente um grande filme, mas tem aspectos interessantes (quebra frequente da quarta parede, dando um toque de documentário), e me parece ótimo para fisgar o interesse de alguém por psicologia, por mais que meus parágrafos anteriores talvez tenham feito tal ciência parecer entediante. Ah! Atenção ao elefante na sala.

  elephant

   Não encontrei um trailer legendado (acho que não foi lançado oficialmente em lugar algum do Brasil, minha versão é a livre de impostos), se  alguém encontrar, me avise.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos