Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (6)

Ir para baixo

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (6) Empty Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (6)

Mensagem por Tarin Ter 12 Fev 2019, 01:17

Olá, povo! Estou de volta depois de uma pausa de duas semanas pra trazer os curtas da vez! Um pouco acirrado pra escolher o melhor curta dessa semana, mas acho que vou com Evolution. Curta cheio de ideias não convencionais que me atraiu a atenção o suficiente pra nem ver o tempo passar enquanto assistia, mesmo tendo uma temática que já foi usada milhões de vezes em vídeos educacionais ao redor do mundo.

Índice com as semanas anteriores.

Life With Feathers (1945)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (6) Lwf10
Dirigido por  Friz Freleng, indicado para o Oscar de melhor curta de animação em 1946.

Um cartoon clássico de gato contra passarinho da Warner Bros. Alías, esse cartoon tem a primeira aparição do gato Frajola. A qualidade do curta parece muito boa, pelo menos na versão que achamos pra assistir. Pode ser que seja uma versão remasterizada, porem.

Claro que o cartoon suaviza tudo e consegue apresentar como comédia, mas o conceito todo do pássaro querendo ser comido pelo gato é bem... Perturbador(e me faz pensar no conceito moderno de suicidio via policial? Lol). Alem disso, na cena que o pássaro está contemplando formas de suicídio, tem uma referência a suicídio com arma, o que costumava ser bem comum em cartoons antigos, mas hoje em dia parece bem extremo pra um cartoon.
Assista ao curta aqui.


Evolution (1971)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (6) Evo10
Dirigido por Michael Mills, indicado para o Oscar de melhor curta de animação em 1972.

Ahaha, esse é bem divertido! Mesmos sendo um dos curtas mais longos da semana, não parece que ele se extende demais, diferente de alguns outros. A arte e animação são bem simples em comparação a outros curtas que já apareceram aqui da mesma época, mas não chega a ser distrativo nem nada assim.

Vários eufemismos pra reprodução sexuada nesse... Meu preferido foi quando a fêmea "abriu" uma porta na sua lateral e começaram a sair vários filhotes como se fosse uma esteira industrial.
Assista ao curta aqui.


A Greek Tragedy (1985)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (6) Agt10
Dirigido por Nicole Van Goethem, ganhou o Oscar de melhor curta de animação em 1987.

Esse aqui é meio confuso? Não sei se tem alguma referência que não entendi. As três pessoas estavam segurando os pedaços de pedra, até que as duas da esquerda caem, e todos desistem? É só uma mensagem querendo dizer algo como... "Desapeguem!"?
Assista ao curta aqui.


The Monk and the Fish(1994)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (6) Maf10
Dirigido por Michaël Dudok de Wit, indicado para o Oscar de melhor curta de animação em 1995.

A música me parece bem familiar, acho que é algum estilo de música clássica que era bem popular. Parece que o curta foi feito ao redor da música, até. A arte é bem bonita, com tons claros e suaves, e desenhos simples de traços grossos. O céu é absolutamente lindo, incluindo a sua reflexão na água, com cores em efeito de aquarela em tons meio pastel.
Assista ao curta aqui.


Stubble Trouble(2000)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (6) Stub10
Dirigido por Joe Merideth, indicado para o Oscar de melhor curta de animação em 2002.

Claro que isso mudou bastante entre culturas e períodos históricos, e mesmo desde o próprio ano no qual esse curta foi lançado(que não foi faz tanto tempo assim) até hoje, mas é interessante ver esse curta no contexto da sociedade ocidental, na qual a barba é extremamente desejada e vista como atraente. O final é bonitinho, e não era o que eu estava esperando.
Fora isso, eu achei a música desse curta bem irritante, ahaha!
Assista ao curta aqui.


Fresh Guacamole(2012)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (6) Guac10
Dirigido por PES, indicado para o Oscar de melhor curta de animação em 2013.

Acho que os comentários do vídeo no Youtube descrevem bem a experiência de assistir esse vídeo, com "bizarramente satisfatório" e "ASMR". Não tem nenhuma mensagem ou simbolismo por trás, eu acho? Parece ser apenas um produto no qual o diretor pegou algumas daquelas ideias interessantes e inesperadas sobre objetos cotidianos que as vezes temos, mas que não levam a nada, e colocou-as em filme habilidosamente, de maneira a servir como um produto bom de entretenimento. Gostei! (Aliás, esse aqui é o curta mais curto já indicado pros Oscars até hoje.)
Assista ao curta aqui.


Tsukumo(2013)

Sete curtas de animação pra assistir nessa semana (6) Tsu10
Dirigido por Shuhei Morita, indicado para o Oscar de melhor curta de animação em 2014.

Esse aqui é parte de uma coleção de quatro curtas(e um jogo, parece?) chamada "Short Peace", cada um se passando em períodos históricos diferentes do Japão. A arte é bem única, e consegue passar uma sensação muito boa de atmosfera, principalmente nas cenas da floresta e da casa escura. Não conheço tanto sobre o folclore japonês, mas vários dos conceitos apresentados no curta dos espíritos/Youkai são muito usados e já me parecem familiares depois de vê-los em outras obras. A música no final é ótima, tambem!

Algo interessante no japonês é que como a linguagem tem muitas palavras homófonas, é comum ter trocadilhos ou piadinhas sobre palavras de pronúncia igual ou parecidas em muitos desses contos de folclore. Um exemplo nesse curta foi quando aquele sapo de guarda-chuva estava indo embora, dizendo "Kaeru!". Kaeru(帰る) quer dizer retornar, e Kaeru(蛙) quer dizer sapo. Diver!
Assista ao curta aqui.
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos