Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Breves Impressões: This Book is a Dungeon

Ir para baixo

Breves Impressões: This Book is a Dungeon Empty Breves Impressões: This Book is a Dungeon

Mensagem por Thear Dom 03 Fev 2019, 06:44

Como exigido pelo meu Desafio de 10 Anos, eu joguei no começo do ano o jogo "This Book is a Dungeon".

Link para o jogo aqui.

Breves Impressões: This Book is a Dungeon Tbiad10

Seria loucura da minha parte se eu precisasse zerar todo jogo do desafio, não? Claro, existem jogos relativamente curtos, mas outros levam várias dezenas de horas para ser completados. E mesmo os que não forem tão longos seriam muito estressantes se eu por acaso não gostar e precisar jogar por muito tempo. Então a regra é que eu só preciso jogar 1 hora para cada cerca 10 reais que o jogo custa atualmente, com o minimo de 1 hora. Isso significa também que minha intenção não é dar opiniões sobre a obra completa, mas sim dar apenas opiniões breves, visando principalmente descrever ao leitor do que se trata o jogo e se vale a pena comprar baseado no que eu já joguei.

Claro... se o jogo for muito divertido, talvez eu acabe jogando inteiro. Mas esse não é o caso de This Book is a Dungeon.

This Book is a Dungeon é um jogo de aventura baseado em texto, com uma trama que contem um estilo de aventura/horror com demônios. Segue um estilo similar à aqueles livros "Escolha sua própria aventura" que eram populares algumas décadas atrás. E esse estilo também foi comum a seguir em jogos.
Na década de 80 até o começo dos anos 90 jogos de computador (principalmente RPGs) baseados em texto eram bem comuns. O normal era que você precisava digitar o que fazer, ou apertar teclas específicas para indicar suas escolhas, mas This Book is a Dungeon é um pouco mais moderno e conta com a vantagem revolucionária que é o mouse.

Fora esse salto tecnológico, o jogo predominantemente segue a simplicidade audiovisual e mecânica dos jogos antigos desse gênero. Talvez até mais simples... O jogo é quase todo texto sobre uma tela branca (o que, alias, fica bem cansativo para a vista), e não tem nenhum efeito sonoro ou trilha musical (o que fica bem cansativo para seu humor). A falta de qualquer tipo de opção de save é bem cansativa também, já que morrer significa começar tudo do zero.. Isso talvez tenha sido intencional também, para aproximar o jogo dos softwares clássicos que o inspiram. Mas o jogo pelo menos oferece duas opções no menu principal que, ao selecionadas, te pulam direto para pontos mais avançados da história, para o caso de você já ter chegado ate esses pontos jogando normalmente.

Essa simplicidade talvez excessiva do jogo pode ter outro motivo também, alem de pura reverência nostálgica. O jogo foi feito por um único desenvolvedor chamado "Nathan Meunier", que também trabalha num estúdio indie e escreve livros. Ou seja, o jogo foi essencialmente o side project de uma unica pessoa, criado por hobby.

O quanto isso justifica, no entanto? O jogo vale os 10,89 que custa na Steam brasileira? Bom... provavelmente não.
A realidade é que o jogo é bastante entediante, progredir na história requer fazer escolhas que não te matem, e em grande parte isso depende de sorte ou de repetidas tentativas ate ter sucesso. Cada tentativa leva vários minutos, e morrer ao final de uma por fazer uma escolha que você não tinha a minima chance de saber que era errada não seria divertido pra maioria das pessoas. Se você quer um jogo com foco intenso na trama, uma visual novel ou um point-and-click adventure seria uma opção melhor.

Não que eu ache que jogos "escolha sua própria aventura" não tenham nenhum valor hoje em dia, certamente existem coisas que esse gênero pode fazer melhor que outros. Sei que existe uma ou outra franquia popular desse tipo, mas imagino que ela de alguma forma corrige parte dos problemas que tornam This Book is a Dungeon frustrante.

Minha recomendação final é que This Book is a Dungeon provavelmente agradaria pessoas nostálgicas pelos jogos em texto antigos, ou os mais pacientes dos entusiastas de jogos focados em estória. Para todos os demais, recomendo que ignorem o jogo.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos