7 Curtas de animação para assistir nessa próxima semana

Ir em baixo

7 Curtas de animação para assistir nessa próxima semana

Mensagem por Thear em Seg 07 Jan 2019, 17:50

Faz alguns anos que ando querendo me aprofundar e conhecer melhor e mais curtas de animação. Passei ate uns 2 anos sem ver nenhum dos que apareciam pelas redes sociais pensando em como me organizar nesse sentido.

Agora nessa primeira semana de 2019 finalmente comecei, junto de Tarin, a ver os curtas que andei anotando em uma lista. Tentando focar nos recentes, mas sem deixar de reconhecer curtas importantes do passado, aqui vão os 7 primeiros curtas que recomendo!



The Longest Daycare (2012)

De David Silverman, produzido pela Gracie Films. Indicado no Oscar a melhor Curta de animação em 2012.
Estranho ver um mini-episódio mudo dos Simpsons, não? E ainda assim o humor é super familiar... não só o humor, tudo é familiar.
Pode encontrar o curta aqui.



Nudnik No.2 - Here's Nudnik (1965)

O primeiro de uma série de cartoons animados checos, dirigidos por Gene Deitch e produzidos por William Lawrence Snyder. Indicado a melhor curta de animação no Oscar de 1968.
A vibe me passa um leve ar macabro. Com certeza não foi a intenção, mas parece que envelheceu assim, não? É no minimo meio deprimente.
As gags consistindo de humor visual "explosivo" (súbito movimento cada vez que algo da errado) é a unica coisa que impede esse curta de ser pura aflição a medida que tudo da errado já no começo do dia do personagem.
Ainda assim é um curto interessante de ver, me pergunto se poderemos identificar melhor o estilo de animação dos anos 60 em listas futuras.
Podem encontra-lo aqui.



Run of the Mill (1999)

De Borge Ring, com sua esposa Joanika Ring. Esse curta foi premiado pela UNICEF por promover a defesa das crianças.
Aquela musica que toca enquanto o pássaro canta é insuportavelmente aguda. Ainda bem que ele foi detido. Fora isso, o curta é muitíssimo bem feito.
Esse curta tem uma forte mensagem anti-drogas. Pode-se pensar que é uma daquelas propagandas antiquadas e ingenuas anti-drogas dos anos 90, comum nos EUA. Mas na verdade é auto-biográfico; o diretor e sua esposa tiveram um filho que se viciou em drogas bem jovem. Talvez a visão sobre o problema das drogas(especialmente a maconha) representada no curta seja ultrapassada, mas ele ainda assim tem seu valor devido à essa carga emocional.
O diretor morreu bem recentemente aos 97 anos, alias. Dia 27/12/18.
Podem encontrar o curta aqui.




Technological Threat (1988)

De Brian Jennings e Bill Kroyer, produzido pela Kroyer Films. Indicado a melhor curta animado no Oscar de 1988.
Opa! Um pouquinho de comentário politico aqui! Os pobres cães, feitos de carne e osso, tem seus limites e são substituídos por maquinas a qualquer minima pausa que fazem.
O curta ainda se limita a apenas gracejos cartunescos tradicionais como desenvolvimento, no entanto, não chega a conter nenhuma observação social elaborada.
Podem ver o curta aqui.


Lavatory - Lovestory (2007)

Esse curta russo dirigido por Konstantin Bronzit foi indicado ao Oscar de melhor curta animado em 2008.
Gostei do estilo de arte. Simples e simpático.
Eu não entendi bem qual a função a moça... ela é cobradora de entrada pro... banheiro? Especificamente o masculino? E o banheiro feminino tem um cobrador homem? Que bizarro.
Anyway... engraçadinho, apesar de bobo.
O curta pode ser encontrado aqui.



The Old Mill Pond (1936)

De Hugh Harman, produzido pela Harman-Ising Productions. Indicado ao Oscar de melhor curta de animação de 1936.
Aleatório e cheio de animais dançantes e cantantes, tipico dos primórdios da animação. Engraçado como ate hoje vemos isso no final de longas metragem de animação, não? Especialmente em filmes da Dreamworks ou Blue Sky. Achei bizarro que a gravata borboleta dos sapos estava presa ao queixo deles, e isso foi uma péssima escolha por parte dos animadores.
Podem encontrar o curta aqui.



Get a Horse! (2013)

De Lauren MacMullan, da Walt Disney Animation Studios. Indicado ao Oscar de melhor curta de animação em 2013.
Vislumbres de multiplas tecnicas de animação enquanto homenageia os primórdios da animação Disney!
E ainda conta com uma breve, mas muito importante aparição de "Oswald o Coelho Sortudo", o primeiro personagem animado da Disney, que foi perdido em questões legais em 1928, e somente em 2006 retornou às mãos da empresa. Essa foi sua primeira aparição em uma animação Disney em 85 anos.
Podem assistir o curta aqui.

_________________
O importante é reconhecer que você não sabe do que esta falando
avatar
Thear
Admin

Mensagens : 404
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 23

Ver perfil do usuário http://anomaliazero.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 7 Curtas de animação para assistir nessa próxima semana

Mensagem por Tarin em Seg 14 Jan 2019, 23:44

Começando o projeto, então!

Gostei de como todos os curtas da semana tem estilos artísticos bem diferentes. Algumas observações minhas sobre alguns deles:

Here's Nudnik - Esse aqui parece até uma "prova de conceito" mais do que um curta normal feito pra entretenimento. O nível de exagero que a narrativa toma em pular de desastre pra desastre ininterruptamente, sem nem pausas pra respirar se torna extremamente previsível e monótono no primeiro minuto.

Run of The Mill - Eu não lembro bem do que esse simbolismo quer dizer, mas toda a iconografia dos meninos correndo em cavalos falsos atrás de moinhos deve ser uma referência a Dom Quixote, né? Eu gostei do pássaro com canto híper-agudo, ahaha! Foi tão ridículo que eu gostei.

The Longest Daycare - Essa prática de separar bebês/crianças "superdotadas" das outras e colocá-las em um ambiente especial, com experiências e expectativas diferentes, sempre pareceu bem negativa pra mim. Tem todo o aspecto de alienação social, mas alem disso, acho que é receita inevitável pra gerar desapontamento e inaptidão dessas crianças em lidar com o mundo real quando se tornarem mais velhas...

Get a Horse! - Esse aqui é ótimo! É super cheio de imaginação, criativo, e polido. Alem disso, ele consegue se modernizar e se tornar algo válido pros tempos de hoje sem perder aquela "autenticidade" dos cartoons clássicos da Disney. Me fez rir em voz alta, o que me surpreendeu, ahaha!

_________________


            
ProjetosMúsica
GitHubSoundCloud
avatar
Tarin
Admin

Mensagens : 119
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 23
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum