100 Anos do Armistício de Compiègne - O que a internet tem a oferecer sobre a Primeira Guerra Mundial?

Ir em baixo

100 Anos do Armistício de Compiègne - O que a internet tem a oferecer sobre a Primeira Guerra Mundial?

Mensagem por Thear em Ter 13 Nov 2018, 05:56

Nesse domingo dia 11/11/18, completou 100 anos o Armistício de Compiègne, que encerrou as hostilidades da Primeira Guerra Mundial, permitindo o inicio das negociações de paz e o eventual fim formalizado da guerra na Conferência de Paz de Paris em 18/01/1919.

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito deprimente e horrível, no qual a maioria dos soldados sequer podia entender por qual causa estava lutando. Afinal, "a causa" era nada mais que o conflito entre imperialismos... Um monte de grandes nações acumulando tensões por causa de pequenas reivindicações de território umas sobre as outras, nacionalismos, amarguras antigas. O mundo no começo de 1914 era tão instável que foi facilmente lançado em um conflito pós-napoleônico de escala que o mundo jamais viu antes, por quatro anos, simplesmente porque um jovem sérvio da Bosnia decidiu não terminar seu sanduíche.

No entanto, aos olhos do século 21, a Primeira Guerra é ofuscada pela Segunda, mesmo a Segunda tendo sido essencialmente uma continuação da Primeira. Então decidi largar aqui uma série de links de conteúdo na Internet para quem quiser aprender mais sobre "A Guerra Para Acabar com Todas as Guerras".

The Great War - Esse excelente canal no Youtube começou em 2014 publicando um vídeo por semana narrando em tempo real o decorrer da guerra que ocorrera 100 anos antes. Além do vídeo semanal, muitos outros vídeos especiais detalhando certos aspectos do conflito foram lançados nesses 4 anos. Nesse ultimo domingo lançou seu ultimo vídeo regular sobre a Primeira Guerra, apesar de que mais alguns devem ser lançados sobre as negociações de paz nos próximos meses, e eles estão se preparando para um projeto ainda maior sobre a Segunda Guerra. Esse canal é, em sua totalidade, o maior e melhor documentário possível sobre a Primeira Guerra.

Hardcore History: Blueprint for Armageddon - O primeiro de 6 episódios que variam entre 3 e 5 horas de uma mini-série sobre a Primeira Guerra do podcast Hardcore History. É algo mais resumido, para o caso de centenas de vídeos do The Great War forem demais pra você. Hardcore History é uma excepcional série de podcasts feita por Dan Carlin, que se destaca pela capacidade do mesmo de transmitir em sua voz e narrativa a gravidade e intensidade dos eventos narrados. A maioria dos episódios de Hardcore History é pago, mas algumas mini-séries são gratuitas, "Blueprint for Armageddon" é uma delas.

WW1 - OverSimplified - Se 6 podcasts de 3-5 horas cada também são demais pra você, vamos no resumo do resumo do resumo do resumo mesmo. Esse é o primeiro de dois vídeos do canal OverSimplified que resumem enormemente a Primeira Guerra Mundial, acrescentando elementos de humor levemente inspirados em Bill Wurtz. Não garanto que nesse o mesmo nível de precisão histórica que nos dois acima.

Extra History: World War I The Seminal Tragedy - Extra Credits é um canal no youtube sobre desenvolvimento de jogos. Mas eles tem esse projeto secundário no canal chamado Extra History, no qual resumem eventos históricos (frequentemente com uns errinhos aqui e ali). Nessa mini-série eles focam na Crise de Julho, as poucas semanas de extrema tensão entre o assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando e o começo da guerra de fato. Fazem um bom trabalho em ressaltar os grandes esforços que alguns fizeram para prevenir a catástrofe, e a tristeza da realidade de seu fracasso.

RealLifeLore: The Loss of Life in WWI Visualized - Mantendo o tom deprimente, esse vídeo do canal ReaLifeLore mostra uma visualização que transmite melhor a dimensão da perda de vida humana durante a guerra.

WonderWhy - How The World Map Has Changed In 100 Years (Since WWI) - Esse, do WonderWhy, é um pouco mais longo. Resume as mudanças de fronteira no mapa mundial desde a Grande Guerra.

1914-1918 Online - Uma enciclopédia online sobre a Primeira Guerra. Inclui a participação de pesquisadores sobre a guerra do mundo todo, e também tem uma lista chamada "WWI Websites" que contem inúmeros links para outros sites que contem pesquisa, informação, fotos e etc sobre o assunto.

Vou encerrar com essa musica. Uma versão musical de um poema sobre a guerra, escrito por alguém que participou dela e não viveu para ver o final.


_________________
O importante é reconhecer que você não sabe do que esta falando
avatar
Thear
Admin

Mensagens : 400
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 23

Ver perfil do usuário http://anomaliazero.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum