Criolo e Boca de Lobo

Ir em baixo

Criolo e Boca de Lobo

Mensagem por Tomate em Sab 06 Out 2018, 18:34


O rapper Criolo lançou, no meio dessa mesma semana, a música Boca de Lobo que traz uma crítica a situação atual da política brasileira mas também diversas referências e "easter-eggs".

A música por si só já é forte e tem muito significado. Uma grelha de sarjeta é uma "tampa" que separa a rua das pessoas normais do esgoto, que também é conhecida como "Boca de Lobo". Só pelo título temos algo meio poético, já que as pessoas costumam evitar uma boca de lobo por medo de cair ou pelo seu mau odor.

Criolo sempre foi um dos rappers mais conceituados no cenário ainda mais depois de que eu já tinha citado aqui no site como "Nó de Orelha" é excelente e que é um álbum completo. Dessa vez, ele não volta menos completo ou menos conceituado. Volta com os pés na porta após um álbum voltado ao samba - não sem suas críticas - e com turnês "mais tranquilas". A música está muito bem produzida e também escrita. Mas não é só a música que impacta, e sim o seu clipe poderoso, "apocalipoético" e perfeito.

Depois de clipes que tentam causar impacto com cenas que não jogam as coisas na sua cara (que, por sinal, eu disse aqui), Criolo tenta jogar tudo na sua cara mas sem dizer nada. Caso você não more no Brasil há no mínimo 8 anos ou não mora em uma caverna brasileira (olá, senhores das cavernas!), você conseguirá entender a maioria das referências.

O clipe mostra todo um ódio sistemático da política afeta o povo negativamente, sendo personificados por animais sujos e pestes (uma delas, muito bem conhecida pelo povo brasileiro). São tantas referências legais que preferi deixar em spoiler para que consiga ver todas.

Spoiler:
00:03 - Incêndio do prédio no Largo do Paissandú, em SP;

00:16 - Incêndio do Museu Nacional, no Rio;

00:30 - Escândalo das merendas em SP;

00:49 - Enfermeiro com a roupa escrito PEC 55 (congelamento de gastos);

00:55 - Menino na ambulância, referência aquela foto do menino Sírio que rodou o mundo com as vestes da escola estadual do Rio de Janeiro comparando ambos locais a uma guerra sem fim;

01:31 - Ratos saindo do metrô, provável referência ao trensalão de SP

01:49 - Família de corruptos esbanjando dinheiro. A camisa Gucci escrito "recatada e do lar";

01:59 - Resistência histórica de Pinheirinho;

02:37 - Manifestações dos Secundaristas;

02:44 - Mosquito sugando nosso petróleo, abaixo uma placa Hell (leia-se Shell);

02:52 - Janaina Paschoal girando a bandeira do Brasil (discurso na USP no ato pró impeachment);

02:54 - Bancada evangélica;

02:59 - O rompimento da barragem de Mariana;

03:05 - Marielle Franco

03:19 - Um Tucano derrubando o Helicoca;

03:22 - Primo do Aécio Neves com a mala de dinheiro;

03:28 - Geddel estocando dinheiro no seu apartamento;

03:38 - Morcego gigante que faz referência a Temer em Brasília, já que o atual presidente brasileiro é conhecido entre vários artistas e pessoas de comunidades, "secretamente, por "vampiro"


Em uma das músicas mais bem trabalhadas no ano e um clipe mais trabalhado ainda, Criolo mostra porque é tão influente e porque é um dos porta-vozes do rap nacional brasileiro. E que assim continue sendo, porque o rapaz não é bom. É muito bom.
avatar
Tomate
"Lerei"

Mensagens : 158
Data de inscrição : 15/02/2016
Idade : 21
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum