Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Globalização dos Animes: Emara

2 participantes

Ir para baixo

A Globalização dos Animes: Emara Empty A Globalização dos Animes: Emara

Mensagem por Thear Seg 30 Jul 2018, 21:45

Eu sei, eu sei. Na pratica "anime" significa" animação" em japonês. Mas acho mais produtivo ignorar a etimologia nesse caso e nos ater ao significado cultural que "anime" adquiriu. E esse é "animação japonesa".

... No, wait. Não gosto dessa também. Vamos usar então uma definição menos inútil. Eu até já discuti brevemente essas ideias antes no Desafio dos 60 Animes. Acho que nos textos sobre "Kaiba"; "House of Small Cubes" e "Panty & Stocking With Garterbelt"... num desses, ou nos três, não lembro.
A ideia é que a palavra "anime" é mais útil se usada para descrever um estilo ou conjunto de estilos de animação. E aí pode-se usar "cartoon" para descrever o conjunto de estilos tipico de animações 2D americanas. Aí podemos dizer que existem "animes" americanos, como Avatar; e "cartoons" japoneses, como Panty & Stocking With Garterbelt... E estilos de animação que não se encaixam em nenhum dos dois, ou estão entre os dois.

Gente, eu não tinha falado que devíamos pular a discussão de etimologia? Me deixei levar...
A Globalização dos Animes: Emara Maxres10

Anyway, minha ideia aqui é vos apresentar uma série animada emiradense (dos Emirados Árabes Unidos) que esta entre cartoon e anime... mas acho aceitável descrever como "anime", apesar de que a criadora original talvez discordaria. Então podemos dizer que existe um anime emiradense. A globalização não é o máximo? Segue a abertura.

Da pra ativar legendas em PT-BR, assim como em todos os episódios.



Empolgante, não? Essa abertura esta cheia de referências a animes famosos, incluindo Evangelion! Ou isso ou simplesmente acharam mais fácil copiar elementos de animação alheia...

No canal do Youtube tem a primeira temporada toda... O que são só 5 episódios, infelizmente, e uma segunda temporada ainda é incerta. Tu pode escolher assistir em inglês, árabe formal, ou árabe informal. Mas inglês foi a dublagem original e o lip sync esta ajustado para inglês, então é o mais recomendado.

Criação
É difícil achar informações sobre a origem do anime em inglês, mas um usuário do reddit me ajudou com isso. Emara foi criado por Fatima AlMuhairi (@almag1cc no twitter), que é parte do estúdio de animação "Eating Star Studios" (que é um nome fantástico, alias). Aparentemente ela citou animação ocidental como a principal influencia, não animes, mas acho que o resultado final ficou um pouco mais "anime" que "cartoon". Eu acredito na morte do autor quando me é conveniente ^^

Opinião
Emara é um pouco estranho a princípio. A animação parece ter um framerate bem menor que qualquer outra animação atual. Mas a altura do segundo episódio você já se acostuma. A série compensa com arte, movimentação e design de personagens excelentes, especialmente a própria Emara, que tem um dos designs mais legais que já vi em qualquer personagem.
Um grande ponto fraco são os efeitos sonoros, que são muito cartunescos... no mal sentido. O time de áudio da série parece ter sido terceirizado de estúdios de animação americanos dos anos 60, ou algo assim. Talvez pra deixar a coisa toda um pouco mais leve, e evitar censuras por parte do governo emiradense? Não sei dizer com quais tipos de limite de liberdade artística eles tem que lidar lá.
Mas não deve ser isso, mesmo. Porque a cada episódio a série fica mais sinistra e deprimente. Na mesma medida que a ação e coreografia melhoram drasticamente, e o enredo começa a chamar atenção.
Infelizmente, mesmo com um ultimo episódio mais longo, a série é curta demais, e acaba parecendo muito incompleta. Como se cobrisse os dois ou três primeiros episódios de um anime com 24 episódios. Chamou atenção com o que fez, mas se levar mais um ano e meio pra lançar mais 5 episódios curtos assim, a coisa toda será lenta demais pra manter o interesse dos fãs. Quem sabe o pequeno sucesso de nicho que fez pela internet ajude o estúdio a fazer temporadas um pouco maiores um pouco mais rápido.

Fico feliz de ter acesso a mais uma fonte de cultura na internet. Toda a perspectiva de jovens criativos nos Emirados pode agora alcançar gente do mundo. Durante as ultimas décadas, jovens do mundo todo cresceram assistindo animes japoneses, e agora essa forma de animação esta sendo descentralizada. Mal posso esperar pra ver o que mais esta sendo preparado pelo mundo afora. #AnimesGlobalizados
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Globalização dos Animes: Emara Empty Re: A Globalização dos Animes: Emara

Mensagem por Tarin Qua 01 Ago 2018, 21:08

A frame-rate baixa incomoda um pouco na abertura, mas acho que deve ser costume, mesmo. Eu adorei a música de abertura tambem, parece algo que viria de um anime mais antigo?

Tu sabe se o anime é distribuído em alguma outra plataforma? Só com renda do youtube acho que seria dificil bancar muito mais da série, com as visualizações até agora...
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

A Globalização dos Animes: Emara Empty Re: A Globalização dos Animes: Emara

Mensagem por Thear Qua 01 Ago 2018, 21:25

Acho que a primeira temporada teve crowdfunding.
Pelo que vi, um canal de lá ofereceu em 2017 transmitir Emara durante o Ramadã de 2018, mas depois pediu que o estúdio pagasse o canal por isso, então acho que acabou não acontecendo.

Então... Não sei como estão financeiramente. Talvez com o sucesso na web consigam algum patrocínio.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Globalização dos Animes: Emara Empty Re: A Globalização dos Animes: Emara

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos