Anomalia Zero
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21

4 participantes

Ir para baixo

Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21 Empty Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21

Mensagem por Thear Qua 04 Abr 2018, 03:17

Aqui pra discutir as possíveis aplicações e reviravoltas que esse novo avanço tecnológico vai possibilitar. Não se contenham, somos todos leigos aqui, ninguém aqui realmente sabe do que esta falando.

Eu decidi recentemente criar tópicos de discussão aqui inspirados em temas comuns de TED Talks. Aquela organização mundial que reúne palestras de alto nível e tal (evitem TEDx, no entanto). Decidi falar desse tema especificamente baseado nessas duas (ultrapassadas) palestras: The next manufacturing revolution is here e Print your own medicine. Tem outras palestras sobre impressão 3D na TED, e a maioria delas tem a opção de ativar legendas em PT-BR ou transcrição.

Linkei essas duas palestras pra dar um gostinho, mas não vou facilitar mais. Quero saber o que vem a mente de vocês no que se refere a mudanças que podem vir com a impressão 3D.

Você não pirataria um carro... certo?
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21 Empty Re: Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21

Mensagem por Tarin Qui 05 Abr 2018, 00:35

Eu vou piratear basicamente qualquer coisa que seja imaginável, vai ser glorioso!

Só passando rápido, vou ver os vídeos depois, mas eu lembro que algo comentado sobre esse assunto era a possibilidade de piratear armas proibidas, e coisa assim. Acho que é quase impossível de prevenir, quando impressoras 3D ficarem realmente populares, a não ser que o uso delas seja muito controlado...
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21 Empty Re: Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21

Mensagem por Thear Qui 05 Abr 2018, 01:43

Ie, essa questão das armas vai ser complicado. Acho muito improvável que as primeiras várias versões de impressoras 3D domésticas seriam incapazes de produzir coisas que atirem muito rápido. Metralhadoras mesmo. Mas eventualmente seriam capazes, e mesmo limitadas a armas mais simples ainda tornaria impossível o controle de armas.

Por isso da pra dizer que controle de armas é uma solução limitada, a curto-médio prazo. A longo prazo, tem-se que solucionar o crime armado de outras formas. Questões de desigualdade social, doenças mentais e etc. A velha história de solucionar o problema pela causa.

A produção de armas por impressoras 3D ate poderia ser mais ou menos controlada ao obrigar que o software de Impressoras 3D esteja sempre online. Assim sempre saberiam o que você esta imprimindo. O principal motivo de implementar isso nem seriam armas, mas combater pirataria. Talvez surgiriam serviços tipo steam (compras digitais de um grande catalogo), ou Netflix (assinatura para ter acesso a longo prazo a uma coleção), ou season passes (comprar acesso permanente a uma coleção que receberia novos itens ao longo de alguns anos), ou outras coisas assim. Mas talvez certas organizações ou países não aceitariam a coisa do "Sempre online", e com certeza haveriam serviços, software e hardware open source que não poderiam ser bem regulados.

Então... Existiriam possíveis bandaids e regulações para amenizar ou atrasar problemas, mas nada bate o bom e velho "vencer o mal pela raiz".

Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21 Empty Re: Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21

Mensagem por Tomate Qui 05 Abr 2018, 22:07

Eu fico imaginando a pirataria que isso pode gerar. É praticamente conseguir clonar um aparelho eletrônico para outro igual apenas comprando materiais primários. É isso que vem a minha cabeça quando penso em impressora 3D.
Tomate
Tomate
"Lerei"

Mensagens : 164
Data de inscrição : 15/02/2016
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21 Empty Re: Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21

Mensagem por Thear Qui 05 Abr 2018, 22:15

Não sei se elas poderiam recriar objetos que usem tecnologia de ponta. Imagino que não... Certo?
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21 Empty Re: Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21

Mensagem por Tomate Sáb 07 Abr 2018, 03:17

Thear escreveu:Não sei se elas poderiam recriar objetos que usem tecnologia de ponta. Imagino que não... Certo?

Bem, pelo que sei, para recriar um objeto seria fácil é apenas ter os metais necessários. O software que seria um pouco mais problemático, mas o Android é livre exatamente para isso.
Tomate
Tomate
"Lerei"

Mensagens : 164
Data de inscrição : 15/02/2016
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21 Empty Re: Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21

Mensagem por Tarin Sáb 07 Abr 2018, 23:36

Tomate escreveu:
Bem, pelo que sei, para recriar um objeto seria fácil é apenas ter os metais necessários. O software que seria um pouco mais problemático, mas o Android é livre exatamente para isso.

Não sei muito das noções técnicas disso, mas imagino que chips avançados não vão poder ser replicados com qualquer impressora 3D, considerando que os transistores já estão em um nível quase atômico de dimensão. Vários materiais devem precisar de um tratamento mais especializado tambem, tipo metais que tem um ponto de fusão alto e coisas assim. Por isso não acho que no futuro próximo isso vá ser um problema.


Última edição por Tarin em Sáb 07 Abr 2018, 23:37, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : sp~)
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21 Empty Re: Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21

Mensagem por Thear Sáb 07 Abr 2018, 23:51

Aparelhos eletrônicos de ponta geralmente envolvem substancias novas, técnicas novas, e tudo mais. Uma impressora 3D não poderia replicar nada muito moderno. Na pratica, duvido que elas serviria pra replicar qualquer aparelho eletrônico que não seja completamente obsoleto.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21 Empty Re: Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21

Mensagem por Tarin Dom 08 Abr 2018, 00:27

Eu nem sei que materiais as impressoras 3D atuais conseguem usar pra fazer os objetos. É algum plástico, ou algo assim? Dá pra usar mais de um material? Alguem faz ideia?
Tarin
Tarin
Admin

Mensagens : 145
Data de inscrição : 14/04/2015
Idade : 28
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21 Empty Re: Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21

Mensagem por Thear Dom 08 Abr 2018, 01:13

No momento é geralmente plastico. Talvez já hajam algumas que sabem usar outros materiais.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21 Empty Re: Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21

Mensagem por Zé Joelho Ter 24 Jul 2018, 21:37

Quando imprimir comida será bem interessante.

Mas essa discussão de software e armas, estar online ou não, já é uma grande discussão na área de "propriedade intelectual". Os principais meios de produção de cultura (livro, música, filme, quadrinhos e gravura falando por alto) já "sofrem" em como comercializar cultura, e quem sofre mais são criadores de cultura, no final. Onde quero chegar? Não sei pq não sei resolver essas questões que coloquei.
Mesmo que haja a obrigação de estar online, alguém vai quebrar essa regra. As indústrias de armas vão se meter. Lembrando que a conversa aqui é a venda de projetos para impressão. Projetos tem patentes e autores. Tais como objetos cultuais, as armas podem ser alteradas como quiser por indivíduos pelo mundo se pegarem ou quiserem projetar sua própria pistola ou metralhadora.
A defesa da indústria Cultural atual é processar e ter total "propriedade" de elementos de suas produções para exatamente aumentar a possibilidade de processos ganhos e dinheiro ganhos nisso, ou a total destruição de um núcleo que se utilize de seus materiais.

Estatuetas para decoração, arquitetura, arte. Tudo isso será afetado. Já é afetado.
Há impressoras 3D grandes o bastante para construir casas (utilizando cimento e tijolos pré fabricados).

Uma grande questão é o material primário quero comidas impressas em casa. Estamos passando por uma dificuldade de substituir o plástico no nossos dia-a-dias, usamos pra tudo e isso afeta nosso ambiente, se a impressora ficar mais acessível antes que o plástico tenha substitutos bem plausíveis (principalmente para conservar alimentos que mais uma vez deveria ser impresso em casa) a situação ambiental só vai piorar uma vez que haverá a produção industrial de plástico pra tudo e ainda a produção caseira de itens com base em plástico.

Comida 3D
Zé Joelho
Zé Joelho

Mensagens : 76
Data de inscrição : 06/06/2015
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21 Empty Re: Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21

Mensagem por Thear Ter 24 Jul 2018, 21:53

Imprimir comida vai demorar um pouco ainda... Mas mal posso esperar pra carne sintética, mesmo que não gerada em casa. Vale todo um outro tópico. No instante que carne sintética a um preço tolerável chegar aos mercados, abandonarei totalmente qualquer carne vinda de animais. O dano ambiental da produção de carne bovina é alto demais, os frangos são muito mal tratados, os porcos são inteligentes demais pra comer... etc. Mas é um caso em que a iniciativa de meia duzia de veganos aqui e ali não vai realmente mudar nada. Vai mudar quando houver uma industria capaz de substituir essas fontes de alimentos.


O plastico também é um caso desses. Iniciativas para substituir plásticos aqui e ali são legais, mas provavelmente o mais eficiente a médio prazo (décadas, longo prazo seria séculos), será o avanço da cultura de reciclagem, plásticos biodegradáveis e aquelas ideias de bactérias transgênicas devoradoras de plástico (soa como o começo de um thriller de ficção cientifica). E quem sabe torcer pra VR avançar rápido o suficiente pra diminuir a necessidade da produção de itens físicos.
Thear
Thear
Admin

Mensagens : 586
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 29

https://anomaliazero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21 Empty Re: Impressão 3D é um dos Game Changers do Século 21

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos